[AsteriskBrasil] Res: Asterisk + e1 embratel + telefonica + pabx digistar x72

Leonardo Gomes Figueira sabbathbh.lists em gmail.com
Segunda Março 2 14:49:56 BRT 2009

João MArio Teixeira da Silva escreveu:
> Entao Tiago, temos 15 ramais agora, mas futuramente precisaremos de uns
> 30, estes ramais estao em telefones analogicos, ae precisariamos
> investir em telefones ips ou em atas (agora dei uma olhada em channel
> banks, pode ser um solução para implementarmos futuramente), certo??
> Entao se entendi direito, terei que ter 7 FXO para as linhas? e para
> fazer o trunk, precisarei de que? Mais uma FXO?
>
> Desculpe mais uma pergunta, as placas com E1 serviriam para qual caso?
> teria um exemplo? Nao posso interligar o asterisk ao pabx (que tem uma
> E1) via E1?

Seu PABX tem 1 porta de E1 livre ?
Se tiver e quiser manter o PABX, basta instalar 1 E1 no Asterisk e fazer
com que o PABX seja um grande "Channel Bank" (ramais nas FXS do PABX).

Se você puder se livrar desse PABX é melhor porque com 1 Channel Bank de
30 FXS você substitui o PABX para os ramais e com 1 placa de 8 FXO você
conecta suas linhas.

Se você quiser a possibilidade de expansão imediata você pode usar 2
Channel Bank, 1 de 30 FXS e 1 de 15 FXS / 15 FXO (ou alguma outra
combinação de FXS e FXO).

Agora, o ideal mesmo é expandir em IP (seja com aparelho IP ou
softphone). Afinal, para que você quer usar Asterisk mesmo ? Se está
querendo manter tudo em analógico... é só para URA e aplicações ?

  Leonardo