[AsteriskBrasil] Migrando pabx impacta para Asterisk

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Sexta Março 6 11:27:20 BRT 2009

É uma excelente placa, você não precisa se preocupar com a qualidade dela. Sobre se vai funcionar com a GVT ou não, isso depende da configuração do seu Asterisk, já que a placa em si é "burra". Acredito que este link utilize a sinalização MFC/R2, você pode encontrar um tutorial de configuração do mesmo em http://www.asteriskforum.com.br/viewtopic.php?f=8&t=19. Fora o balun e um simples patch cord você não precisa de mais nada.

O cancelamento de eco por hardware é importante, mas o custo é bastante alto. É um pouco loteria isso, você pode ter problemas de eco ou não. Antes de partir para o cancelamento de eco por hardware, vale (e muito!) a pena tentar utilizar o cancelamento de eco do próprio Asterisk. Com uma configuração mais ou menos assim no zapata.conf...

echocancel=256
echotraining=yes
echocancelwhenbridged=no

...você estará utilizando o cancelador de eco nativo "no talo". Se ainda assim persistirem os problemas de eco e você está utilizando ramais IP (telefones IP, ATAs, softphones), implemente o QoS ponta a ponta na rede local, preferencialmente nos switches. Os 3Com 2824 são excelentes para isso e possuem um custo acessível. Ainda assim não resolvendo, utilize o OSLEC. Aqui tem um tutorial de instalação dele: http://www.asteriskforum.com.br/viewtopic.php?f=8&t=20. Se nem o OSLEC resolveu o seu problema... aí não tem jeito, parta pro cancelamento por hardware.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP