[AsteriskBrasil] RES: RES: Asterisk Interagindo com Aplicações

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Domingo Março 8 20:34:43 BRT 2009

Oi Ciro, obrigado pela resposta. Antes de mais nada, longe de mim querer gerar um flame.

Concordo plenamente contigo que com o Asterisk podemos fazer algumas coisas que antes eram impensáveis. Inclusive um cliente meu, que é um dos maiores fornecedores da Petrobrás, está trocando toda a sua plataforma de telefonia, que hoje é mista (Alcatel, Ericsson, Siemens, etc) para Asterisk. O principal motivo? Capacidade de personalização e utilização de padrões abertos.

Mesmo assim, ainda existem alguns problemas com o Asterisk hoje. Problemas sérios. Por exemplo: o CDR está totalmente "quebrado", devido a falhas no projeto do próprio Asterisk. Um desenvolvedor da Digium assume o erro e explica o problema em detalhes aqui: http://www.asterisk.org/node/48358. Outro detalhe que descobri (da pior maneira possível) na semana passada: o IAX2 não possui nenhum mecanismo de CAC (call admission control, ou call-limit). Dá pra acreditar? Por causa disso aquele meu cliente fornecedor da Petrobrás quase cancelou o projeto todo, pois a MPLS dele possui largura de banda controlada para VoIP. Caso algum servidor ultrapasse a largura de banda definida, o cliente terá sérios problemas na qualidade de voz, e não temos como medir isso. Claro que poderia ser implementado em SIP, ou ainda fazer alguma "gambiarra" em termos de dialplan, mas como usamos DUNDi para publicação das rotas (estamos falando em mais de 20 servidores), isso se torna quase inviável.

O famoso papo de vendedor já me colocou em sérios apuros mais de uma vez. Especialmente quando os vendedores dizem "o Asterisk faz tudo que o teu PABX convencional faz e muito mais!". Temos que ser realistas, o Asterisk é um excelente produto, mas como é feito por pessoas humanas como nós, possui limitações, bugs e problemas. O que não o torna um produto ruim, muito pelo contrário.

O ponto que quis levantar, e talvez tenha me expressado mal, é que o Asterisk não é a panacéia da telefonia. Em outras palavras, ele não é a "salvação da lavoura" ou uma cura para todos os males em telefonia. É um excelente produto, que traz muita inovação, e que eu particularmente não troco por nenhum PBX convencional. O que quis dizer é que o Asterisk pode não ser adequado para todos os casos, assim como qualquer outra solução.

Enfim, o objetivo é fazer o pessoal mais novo, que ainda não possui as mãos (e os ouvidos) calejados como nós, se conscientizar que podem vir a enfrentar problemas, e alguns deles podem não ter solução. Portanto, deve-se sempre ter cautela, projetar, testar MUITO bem uma facilidade antes de implementar no cliente, e assim por diante.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP