[AsteriskBrasil] Revolta MEUCCI

Vinícius Bossle Fagundes viniciusbossle em gmail.com
Sábado Março 28 15:31:38 BRT 2009

Caros,

Ja usei Trixbox, Elastix, MeuCCI, Asterisk com tudo instalado separado e
DiscOS.

Acho que ai temos 2 tipos, os que são Milk Shake (freepbx, cdr, fop, etc...)
e o DiscOS. Minha opinião é:

*Trixbox:* gostei bastante, mas na época que usei tive um pouco de problema
na parte de configuração de R2, a versão que eu tinha so vinha com driver
Zaptel, não sei se mudou isso, mas tive que fazer tudo na mão. De qualquer
forma, a versão Milk Shake mais bem integrada que eu vi.
*Elastix:* confesso que me assustei com a quantidade de coisa que vi junta
ali... tipo um Milk Shake grande, Sugar CRM, Tiger CRM, Freepbx, e ai vai.
Não usei muito pois fiquei com medo de usar em grande escala e em virtude da
quantidade de coisas que ele tinha... o bixinho não aguentar. Pelo jeito
estava errado pois nunca vi ninguém reclamando dele e o pessoal fala muito
bem dele na parte de Fax.
*MeuCCI:* instalei e desisti de usar quando vi que a versão do freepbx era
antiga e mal traduzida... mas diz a lenda que já vem com suporte as placas
da Digivoice até porque é feita por eles.
*Asterisk com tudo instalado separado**:* se você tem tempo e sabe como
fazer, acho que é a melhor opção de Milk Shake, até porque vai ter um Milk
Shake com a sua cara. Vi um email na lista com um repositório de rpm que
achei legal... com tudo (ou quase) que voce vai precisar para montar um
Asterisk desse jeito.
*DiscOS:* um conceito diferente dos citados acima, apesar de usar umas
partes do freepbx, o próprio fop. tem uma interface diferenciada muito
interessante e atualmente, pelo menos comigo, está funcionando muito bem,
não tenho o que reclamar, ou melhor, tenho... como o projeto estava
engatinhando até pouco tempo, acho que eles preferiam não ousar muito, então
era baseado em centos 4 e asterisk 1.2, era bem conservador nas bibliotecas,
mas na versão 1.5 Alpha, teve sua equipe de colaboradores incrementada...
CentOS 5, Asterisk 1.4. LibOpenR2, DAHDI e ai vai. Outra coisa que pra mim
não é legal é a interface feita em uma linguagem compilada, c ou c++
acredito eu, mais difícil de customizar e adaptar.

Se alguem me perguntar qual você indica?! - DiscOS, Asterisk com tudo
separado, Trixbox, Elastisk - nesta ordem.

Caros, esta é a minha opinião, caso tenha cometido algum equivoco, solta o
verbo ai, até porque, como ja falaram na lista, politica, futebol, religiao
e release de asterisk não sem discutem!

Abraços.

--
Vinícius Bossle Fagundes