[AsteriskBrasil] Substituir central analogica por asterisk + MD3200

Paulino Kenji Sato pksato em gmail.com
Sábado Março 28 18:36:46 BRT 2009

2009/3/28 Otavio - Smart Computadores <otavio em smartcomputadores.com.br>:
> Amigos, por favor vê se alguém pode me ajudar a sanar uma dúvida ...
>

> Tenho uma pequena empresa de info ... sou apaixonado por * desde que o
> conheci .. porem por motivo de forças maiores($$$) não tenho tempo de me
> aprofundar mais no assunto ...

Vai ter que arranjar um tempo para aprofundar nos estudos.

> Porem um arroizinho com feijão ( meio sem tempero diga-se de passagem) até

> Tenho aqui na empresa:
>
> - 5 placa X100P Clone ( MD3200 )
Venda essas placas, estão super valorizadas.

> - Computador Atlh XP 2200 ( ASUS A7N8X-X com 5 pci’s livres )
Boa maquina para 5 linhas tronco e algumas dezenas de ramais sip.
Mas, as 5 placas X100P podem sobrecarregar o barramento PCI.

> - 5 Linhas analógicas
>
> - 1 central 6X15 Leocotron ( Horrivelll ) OBS: Se * der certo vai para o
> “lixo”
>

> Perguntas:
>

> - Seria loucura eu fazer esta troca ?  Ou seja assumir o papel da central
>  “entradas” (FXO) nas MD3200 e alguns ATA’S para os ramais e outro softphone
> (X Lite) pra complementar ?

Sim.
Como vc mesmo já percebeu as X100P (original ou clone) são ruins para
uso em produção.

> Algum comentário ou sugestões dos gurus ai ?
Não sou guru, mas vai a dica.
Compre uma placa com várias portas FXO e com DSP, ou ATAs com porta FXO.

Ou, converta as linhas analógicas para VoIP, para isso entre em
contato com as operadoras de telefonia da sua cidade.

E, lembrando que, telefonia (hardware) são caros, quando em pouca quantidade.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br