[AsteriskBrasil] Conceitos e Questoes LDAP Asterisk 1.6

Weder Prado weder.prado em gmail.com
Segunda Maio 4 15:03:32 BRT 2009

Boa tarde lista,
Espero que essa seja uma discussao que ajude muita gente em outras
implementacoes de Asterisk, entao vamos lá, quero ir até o fim com a questao
do Asterisk 1.6 autenticar seus peers numa base de dados ldap,porém
infelizmente para alguns e felizmente para outros a maior parte das empresas
usa autenticacao ldap de seus usuários em cima do Active Directory da
Microsoft, entao como tenho pouca experiencia com Asterisk e necessito de um
pouco de orientacao dos Gurus que assinam a lista.
O que eu entendi até agora:
Pelo o que vi nos links:
http://www.voip-info.org/wiki/view/LDAP
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+res_config_ldap+LDAP+Realtime+Bounty
http://www.voip-info.org/boards/view/topic/16527
http://free.oxymium.net/Asterisk/README.realtime-ldap
http://bugs.digium.com/view.php?id=5768

Obs: Me corrijam se eu estiver errado!!!
O asterisk por si só nao fala com uma base de dados ldap sozinho, necessita
estar em realtime e a versao 1.6 possui o driver res_config_ldap.so, nesse
pacote também temos um schema onde contém as classes e atributos que o sip
ira pesquisar no ldap para validar a senha, pelo o que vi esse schema é para
o openldap.
Entao eu necessito dos atributos sip na minnha base LDAP Active Directory
para o Asterisk fazer a pesquisa.

Questoes??
1- Se eu de alguma forma conseguir inserir esses atributos que o asterisk
necessita na base do Active Directory o Asterisk irá fazer o registro do
peer por essa base?
2- Existe alguma inteface grafica para gerenciar o asterisk em realtime, pq
hoje para o cliente é facil administrar um asterisk com o FreePBX.
3 - Alguém de fato ja fez isso funcionar, se sim poderia compartilhar a
experiencia?

No aguardo,
Weder