[AsteriskBrasil] OFF-TOPIC - Simulador de Asterisk

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quinta Maio 7 10:44:38 BRT 2009

Olá Henrique, bom dia,

2009/5/7 Jose Henrique Goncalves <suhenrique em gmail.com>:

> Bom dia,
>
> Concordo o VMware eh uma boa opcao para se criar um ambiente de teste. Se v
> tem o Vista pode usar o VMware Server(eh free basta se registrar e baixar) e
> depois escolha o sabor do linux q mais sabe ou se preferir baixe um
> iso(AsteriskNOW, Elastixs, TrixBox, Meucci...).

Xen, KVM, QEmu são excelentes opções

> O unico incoveniente eh se v pretende testar Dahdi(antigo zap) com placas
> XP101P, ou necessitar de placas especificas na maquina, isto nao sera
> possivel com maquinas virtuais.

No Xen você pode informar o PCI ID do dispositivo que você deseja que
a VM acesse. No arquivo de definição da VM adicione o PCI ID como
reportado pelo lspci:

$ lspci
01:00.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82571EB Gigabit
Ethernet Controller (rev 06)
01:00.1 Ethernet controller: Intel Corporation 82571EB Gigabit
Ethernet Controller (rev 06)
03:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetXtreme BCM5754
Gigabit Ethernet PCI Express (rev 02)
04:00.0 Network controller: Tiger Jet Network Inc. Tiger3XX Modem/ISDN interface

No arquivo de configuração:

pci = ['04:00.0']
pci = ['01:00.1']

Neste caso, estou passando a placa TE110P e uma das duas portas da
placa de rede Dual Port Gigabit Intel para controle da VM.

--
Alexandre C Alencar (Skarmeth)
http://blog.alexandrealencar.net/