[AsteriskBrasil] Ramais internos e externos

Guilherme Farinacio de Carvalho guilherme em avoicedata.com.br
Terça Maio 12 08:33:25 BRT 2009

Pedro,

Você configurou a porta 10000 e a 20000 ou da 10000 até a 20000, porque aqui eu já tive este problema e era justamente o encaminhamento dos pacotes RTP que não estavam sendo feitos corretamente.

Você teria que encaminhar um range de portas do seu roteador para o Asterisk(10000 até 20000), ou se achar que são muitas portas liberadas então editar o rtp.conf e reduzir as portas onde será transmitido o RTP. Mas o mais importante é que o range que estiver configurado no seu roteador tem que ser exatamente o mesmo que estiver no rtp.conf

Atenciosamente

Guilherme Farinacio de Carvalho
Depto. Técnico
Voice Data Telemática LTDA.
(11) 3224-5522

acesse: www.avoicedata.com.br
  ----- Original Message -----
  From: Pedro
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Tuesday, May 12, 2009 12:56 AM
  Subject: [AsteriskBrasil] Ramais internos e externos

  Um viva e boa tarde a todos os amigos e companheiros do Asterisk brasil,

  Bom...não deve ser a primeira vez que surge uma pergunta dessas mas é o seguinte:
  Nunca usei o Asterisk na vida...de uns tempos pra cá comecei a estudar sobre o assunto.
  Depois de algumas "googlada", baixei na internet aquele cd do trixbox que acompanha o CentOS
  o Asterisk dentre outros softwares. Gravei em CD instalei em uma máquina. Através da rede local
  eu conecto pelo browser do internet Explorer e abro os menus do trixbox lá eu cadastrei dois ramais
  sendo que 1 é meu computador e o outro é um Palm (PalmCENT). Facilmente eu consigo fazer
  ligações de um para o outro...mas as vozes não saem em ambos os lados. Já configurei as portas do router
  (5060, 10000, 20000, 5000 etc..) todas direcionadas para o servidor onde esta instalado o Asterisk,
  o router esta com o firewall desabilitado e minha maquina também esta. O que mais falta para que eu
  consiga fazer com que as vozes saiam e  ambos se escutem ? Preciso muito de ajuda.

  Muito obrigado.

  Openmoko Freerunner, primeiro telefone open source, disponível no Brasil rodando o Android da Google.
  http://www.neodroid.com

  http://www.voipmania.com.br