[AsteriskBrasil] Asterisk + Central PABX

Sylvio Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Quinta Maio 14 18:28:36 BRT 2009

Vamos por partes:

1. Imagine o seguinte fluxo: Você tem uma faixa de DDR (Ex: 35112000 a
35112999), alguns desses DDR's (2000 a 2499) serão direcionados ao PABX
INTELBRAS, outros (2501 a 2999) para RAMAIS VOIP (SIP ou IAX). OK - Seu
contexto ficaria assim:

[from-pstn]
exten => _2[0-4]XX,1,Dial(DGV/g2/${EXTEN},,tTr)
exten => _2[0-4]XX,n,Playback(busy)
exten => _2[0-4]XX,n,Wait(3)
exten => _2[0-4]XX,n,Hangup

exten => _2[5-9]XX,1,Dial(SIP/${EXTEN},,tTr)
exten => _2[5-9]XX,n,Playback(busy)
exten => _2[5-9]XX,n,Wait(3)
exten => _2[5-9]XX,n,Hangup

Observe que para o PABX Intelbras apenas serão enviados o MCDU, os
quatros últimos digitos do seu número telefonico.

Agora imagine as ligações originadas pelo PABX destinadas a um número
publico qualquer, seu contexto ficaria assim:

Obs: Considerando que a quantidade minimas de digitos seja igual ou
superior a 8 (Numeros Publicos), se for igual a 4 (Ramais Internos) e se
for igual a 3 (Servicos Publicos)

[from-internal]
exten => _XXXXXXXX.,1,Dial(DGV/g1/${EXTEN},,tTr)
exten => _XXXXXXXX.,n,Playback(busy)
exten => _XXXXXXXX.,n,Wait(3)
exten => _XXXXXXXX.,n,Hangup

exten => _2[5-9]XX,1,Dial(SIP/${EXTEN},,tTr)
exten => _2[5-9]XX,n,Playback(busy)
exten => _2[5-9]XX,n,Wait(3)
exten => _2[5-9]XX,n,Hangup

exten => _ZXX,1,Dial(DGV/g1/${EXTEN},,tTr)
exten => _ZXX,n,Playback(busy)
exten => _ZXX,n,Wait(3)
exten => _ZXX,n,Hangup

O seu PABX Intelbras já deve estar configurado para receber chamadas
pelo MCDU e suas rotas de entrada já deve esta OK - uma vez que voce
comentou que ele ja esta em funcionamento! Agora para fazer que um ramal
voip disque para um ramal analogico do seu PABX basta discar para o MCDU
ja configurado ou configurar-los de acordo com as suas necessidades.
Sinceramente recomendo que voce crie um faixa de entrada em seu PABX e
depois regere a chamada pelo asterisk em cima dessa faixa.

Para gerar uma ligação do ramal do PABX para o ramal VOIP, voce pode
configurar um ramal virtual com siga-me externo, ou qualquer outra forma
que a ligações seja direcionada para o link de E1.

Bom a grosso modo é isso mesmo! Esta bem simples, mas ainda tem muita
margem para melhorar.

Abs.

Sylvio Carlos Jollenbeck