[AsteriskBrasil] Eco

Henrique Mayer henrique em solutiva.com.br
Quinta Maio 21 12:48:28 BRT 2009

Extraído do arquivo digivoice.conf que é distribuído com o asterisk channel da própria:

; - echocan -> Indica se deve usar o cancelamento de eco do DSP da placa.
;              Pode assumir os seguintes valores:
;                 |_ 0 -> desligado
;                 |_ 1 ->  32 TAPS ( 4 ms);
;                 |_ 2 ->  64 TAPS ( 8 ms);
;                 |_ 3 -> 128 TAPS (16 ms);
;                 |_ 4 -> 256 TAPS (32 ms);
;                 |_ 5 -> 512 TAPS (64 ms);
;
;              Como saber o valor maximo adequado:
;                 As placas DigiVoice tem um numero maximo de canais
;                 simultaneos efetuando o cancelamento de eco. Esse numero
;                 maximo depende do numero de TAPS utilizado na configuracao,
;                 seguindo a formula:
;
;                 16376 - nCanais * (86 + 2 * nTAPS)
;
;                 Onde nCanais eh o numero de canais simultaneos e nTAPS indica
;                 o tamanho do filtro utilizado para efetuar o cancelamento
;                 (32, 64, 128, 256 ou 512).
;
;                 Com esta formula eh possivel definir, a partir do numero
;                 maximo de canais ocupados simultaneamente qual o tamanho
;                 maximo do filtro que sera possivel processar o cancelamento
;                 de eco. Se o resultado for menor que zero significa que nao
;                 ha capacidade para processar o cancelamento em determinada
;                 configuracao.

                            Henrique Mayer
                       Desenvolvedor de Sistemas
                           +55 51 3027.6762