[AsteriskBrasil] uso de PAP2 com NAT e/ou STUN - longa

Waldemar Vieira wvieira em netvoipbr.net
Quinta Maio 21 21:33:25 BRT 2009

Bom vamos ver se eu consigo explicar melhor o que eu quero dizer, na
primeira ajuda eu não havia visto que vc não tinha um router ou outro
equipamento na rede do servidor  asterisk, que vc esclareceu na sua
resposta, o que eu to te sugerindo é o seguinte , vc abre as portas 5060 e
da 10000 a 20000 no router que vc usa que no caso é o da rede onde esta
ligado o seu ATA, no artigo que vc usou para configurar seu ATA se vc
prestar a atenção aquela configuração é para uma rede onde ambos os lados
estão atrás de um router e por isso não tem IP´s validos, e por isso
utilizam NAT,  como seu servidor asterisk esta ligado direto a rede publica
ou seja o cabo de rede que vem ligado a ele não passa em nenhum equipamento
dentro da sua rede vc tbm não precisa de habilitar o nat no ATA pois ele
somente precisa das portas para o tráfego RTP passar que é a de 10000 a
20000 (padrão do Asterisk) e da porta de sinalização SIP que eu coloquei no
primeiro como sendo 5600 mas na realidade no PAP2 elas são da linha 1 a 5060
e da linha 2 5061 (padrão) que foi onde eu sugeri que vc fizesse o teste
com a configuração padrão do seu ATA pois as vezes não necessita de abrir as
portas do router mas caso vc continue a  ter o mesmo problema de som ai sim
vc abre as portas do seu router que pelo o que eu entendi esta em sua casa e
isso deve solucionar o seu problema de audio.

Waldemar