[AsteriskBrasil] Nat...De novo!!!

Alan Wagner alanwpr em hotmail.com
Sábado Maio 23 13:34:28 BRT 2009

Olá pessoal

Sei que esse assunto já é mais do que batido, mas estou com problemas e conto com ajuda de vcs.

Estou testando asterisk em uma vm atrás de nat, já procurei em vários históricos da lista sobre o assunto,
percebi que tem muito material, mas apesar de seguir o que continha esses, ainda não consegui solucionar o seguinte problema:

os ramais internos se falam e ligações também são efetuadas através de rota sainte, funcionando ok, acontece
que ramais externos não autenticam e um tronco did da uol registra mas não recebe ligações as quais foram transferidas para um ramal interno.

o que já foi feito:

redirecionei as portas 5060  tcp e 10000 a  20000 udp para o servidor
liberei as mesmas portas acima no modem/router
incluir no sip.conf :        externip: ip externo assumido pelo modem (dinamico)
                                  localhost: ip da rede/mascara
                                  todos os ramais e tronco estão com nat=yes
                                  alternei reinvite=yes e reinvite=no
                                  os codecs estão sempre na seguinte ordem: alaw/ulaw/gsm
desabilitei firewall

alguém teria alguma ideia que pudesse ajudar.

Sds. a todos.

alan