[AsteriskBrasil] hylafax

pruonckk em pruonckk.org pruonckk em pruonckk.org
Quarta Maio 27 11:42:22 BRT 2009

Vamos aos dois centavos.

Presumindo que você tenha hylafax instalado e iaxmodem independente de
distribuição.

para cada um dos "modems" que você quer no hylafax será necessário criar a
configuração tanto no /etc/iaxmodem quanto no /var/spool/hylafax/etc/ (ou
/etc/hylafax/ )

Segue um exemplo de configuração para o iaxmodem

Diretorio: /etc/iaxmodem
Arquivo: iaxmodem.cfg.ttyIAX0
Conteudo:

device          /dev/ttyIAX0
refresh         300
server          127.0.0.1
peername        iaxmodem
secret          _SUA_SENHA_
cidname         _EMPRESA_
cidnumber       DDI+DDD+NUMERO
codec           ulaw
mode            660
owner           uucp:uucp
port            4570

com esse arquivo criado você precisa criar a configuração no asterisk

Diretorio: /etc/asterisk
Arquivo: iax.conf
Conteudo:

[iaxmodem]
type=friend
disallow=all
allow=ulaw
context=iaxmodem
host=dynamic
secret=SENHA
permit=127.0.0.1

faça um iax reload no cli do asterisk
agora você pode fazer um restart no iaxmodem (/etc/init.d/iaxmodem restart)

Agora precisamos criar os modens no hylafax

Diretorio: /var/spool/hylafax/etc
Arquivo: config.ttyIAX0
Conteudo:

CountryCode:            DDI
AreaCode:               DDD
FAXNumber:              NUMERO
LongDistancePrefix:     0
InternationalPrefix:    21
DialStringRules:        etc/dialrules
ServerTracing:          1
SessionTracing:         11
RecvFileMode:           0600
LogFileMode:            0600
DeviceMode:             0600
RingsBeforeAnswer:      1
SpeakerVolume:          off
GettyArgs:              "-h %l dx_%s"
LocalIdentifier:
TagLineFont:            etc/lutRS18.pcf
TagLineFormat:          "From %%l|%c|Page %%P of %%T"
MaxRecvPages:           25
ModemType:              Class1
ModemResetCmds:         "ATH1\nAT+VCID=1"
ModemReadyCmds:         ATH0
Class1AdaptRecvCmd:     AT+FAR=1
Class1TMConnectDelay:   20
Class1RMQueryCmd:       "!24,48,72,96"
CallIDPattern:          "NMBR="
CallIDPattern:          "NAME="
CallIDPattern:          "ANID="
CallIDPattern:          "NDID="
RTNHandlingMethod: Ignore
ModemWaitTimeCmd: ATS7=120

Com este arquivo criado e o hylafax rodando você executa o comando abaixo.

 /usr/local/sbin/faxmodem ttyIAX0
 /usr/local/sbin/faxgetty /dev/ttyIAX0

Feito isso o resto é tratamento em seu callplan.