[AsteriskBrasil] Provisionamento

José Eduardo C. Mazolini eduardo_mazolini em yahoo.com
Sexta Novembro 6 17:03:08 BRST 2009

SRs,

Aproveitando o e-mail abaixo.
Gostaria de saber se tem o arquivo "completo" de provisionamento dos aparelhos linksys eu precisava do SPA3102, PAP e WRTP54G.
Eu uso como ramal meu celular NOKIA E65, sei que muitos outros modelos como o N95 também tem essa facilidade.
Vi algo na internet sobre enviar mensagem pro celular com o provisionamento.
Será que é possível nós meros mortais e não grandes operadoras enviarmos provisionamentos pros nossos celulares pela rede wifi, ou qualquer outro metodo?

 Eduardo Mazolini
(19) 9191-2705

________________________________
De: Rodrigo Lang <rodrigoferreiralang em gmail.com>
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Enviadas: Sexta-feira, 6 de Novembro de 2009 11:55:37
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Asterisk + Polycom

Thiago, o nome disso é provisionamento. Esse sistema é muito bacana por questão de segurança, administração e para reduzir fortes dores de cabeça! Hehehehehe. Essa facilidade é muito boa, pois vocẽ consegue administrar os aparelhos pelo seu servidor. Vou fazer um passo-a-passo para você e para quem mais da lista tiver interesse:

Obs1> Os campos sublinhados é para serem modificados de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Pacotes necessários:
- dhcp3-server
- tftp
- tftpd

# apt-get install dhcp3-server tftp tftpd

É necessário saber o mac-address do aparelho ou ata.

Configuração DHCP:
# vi /etc/dhcp3/dhcpd.conf

Dentro do arquivor colocar assim:

deny unknown-clients;
option domain-name "nome_do_dominio";
option domain-name-servers ip_do_seu_servidor_DHCP;
option subnet-mask mascara_da_rede;
default-lease-time 17200;
max-lease-time 17200;
server-name "nome_para_seu_servidor";
option time-offset -10800;
option tftp-server-name "ip_do_tftp";
option routers "ip_do_tftp"

subnet ip_de_rede netmask mascara_da_rede {

range ip_inicial_dhcp ip_final_dhcp;

host Polycom {

hardware ethernet mac_address_do_polycom;
fixed-address ip_fixo_para_o_polycom;

}

host ATA {

hardware ethernet mac_address_do_ata;

fixed-address ip_fixo_para_este_ata;

}
}

#/etc/init.d/dhcp3-server restart

Configuração do servidor TFTP:

# mkdir /tftpboot
# vi /etc/inetd.conf

Verificar se existe a seguinte linha:

tftp dgram udp wait nobody /usr/sbin/tcpd in.tftpd -s /tftpboot

Se não existir ou estiver diferente, é necessário alterá-la.

Configuração do ATA PAP2:

Ativar no ATA a configuração de DHCP. Os ATA's PAP2 tem as opções "Provisioning" e "Profile rule", você seta a opção "Provisioning" como enable. A opção "Profile rule" você coloca assim:

tftp://<endereço do servidor TFTP>nome_do_arquivo.conf

No servidor é necessário criar o arquivo:

# touch /tftpboot/nome_do_arquivo.conf
# vi /tftpboot/nome_do_arquivo.conf

Dentro do arquivo colocar as seguintes linhas e editar conforme sua necessidade:

<flat-profile>

<DHCP>yes</DHCP>
<Proxy_1_>ip_servidor_asterisk</Proxy_1_>
<Display_Name_1_>nome_display</Display_Name_1_>
<User_ID_1_>usuário</User_ID_1_>
<Password_1_>senha</Password_1_>
<DHCP>yes</DHCP>
<Proxy_2_>ip_servidor_asterisk</Proxy_2_>
<Display_Name_2_>nome_display</Display_Name_2_>
<User_ID_2_>usuário</User_ID_2_>
<Password_2_>senha</Password_2_>
</flat-profile>

Agora só editar o sip.conf criando os ramais definidos acima.

Configuração Polycom:

Para coonfigurar o Polycom, você precisar procurar o firmware na internet e descompactá-lo na pasta /tftpboot. Será necessário modificar o nome do arquivo "000000000000.cfg" para o mac-address do aparelho (Ex.: 0004F203D6B7.cfg). Haverá ou tro arquivo chamado "phone1.cfg", renomei esse arquivo para o numero do ramal (Ex.: 4301.cfg) para facilitar sua vida.

Edite o arquivo sip.cfg:

<?xml version="1.0" standalone="yes"?>
<!-- SIP Application Configuration File -->
<!-- $RCSfile: sip.cfg,v $ $Revision: 1.233.2.32 $ -->
<sip>

<polycom>

<local polycom.local.port=""/>
<server polycom.server.1.address="ip_do_asterisk">
polycom.server.1.port="5060"
polycom.server.1.transport="DNSnaptr"
polycom.server.1.expires=""
polycom.server.1.expires.overlap=""
polycom.server.1.register="1"
polycom.server.1.retryTimeOut="0"
polycom.server.1.retryMaxCount="0"
polycom.server.1.expires.lineSeize="30"
polycom.server.1.lsc=""
polycom.server.2.transport="DNSnaptr"
polycom.server.1.dhcp.avaliable=""
polycom.server.1.dhcp.option=""
polycom.server.1.dhcp.type=""/>
<outboundProxy
polycom.SIP.outboundProxy.address="ip_do_asterisk"
polycom.SIP.outboundProxy.port="5060"/>
</polycom>
</sip>

Agora salve e dite o arquivo "phone1.cfg":

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes"?>
<!-- Exemple Per-phone Configuration File -->
<!-- $RCSfile: phone1.cfg,v $ $Revision: 1.83.2.2 $ -->
<Polycom01>

<reg reg.1.displatName"número_display" reg.1.address="usuário" reg.1.label="nome_display"
reg.1.type="private" reg.1.lcs="" reg.1.csta="" reg.1.thirdPartyName=""
reg.1.auth.userId="usuário" reg.1.auth.password="senha" />
</Polycom01>

Salve e agora vamos ao arquivo principal de configurção que é o "000000000000.cfg", o qual você mudou para o mac do seu aparelho. Importante relevar que você pode trocar o nome dos outros arquivos, mas deve se lembrar de trocar dentro deste arquivo também. Pois o aparelho busca o arquivo com o nome do mac-address e esse arquivo indica os outros.

<?xml version="1.0" standalone="yes"?>
<APPLICATION APP_FILE_PATH="sip.ld" CONFIG_FILES="phone1.cfg,sip.cfg" MISC_FILES=""
LOG_FILE_DIRECTORY="" OVERRIDES_DIRECTORY="" CONTACTS_DIRECTORY=""/>

Prontinho, agora só pegar seu aparelho Polycom e ativar o DHCP. Após isso atribua o valor "Trivial FTP" para a opção "Server Type" e adicionar o endereço do servidor TFTP no campo "Server Address". É importante lembrar que o aparelho buscará o arquivo com o nome de seu mac-address.

Créditos: Manual do Curso Avançado Asterisk V.Office (Escrito por Felipe Pasa, Guilherme Góes e Paulo Benatto), revisado por Rodrigo Ferreira Lang.

Espero que isso ajude muitos.
Atenciosamente,
Rodrigo Lang.

2009/11/6 Thiago Rodrigues Gonçalves <thiago.rodrigues em labsupport.com.br>

>Pablo outra coisa. Um dos meus aparelhos aqui não
>está subindo nem a configuração local. Ele da o seguinte erro:
>macadress.cfg Error e depois reboot. E fica nesse
>loop. e não inicia.

Rodrigo F. Lang
Amd. de Redes em Telecom