[AsteriskBrasil] [Off Toppic]Switch

Paulino Kenji Sato pksato em gmail.com
Terça Novembro 10 15:33:12 BRST 2009

2009/11/6 Rodrigo Filardo Reinig <rreinig em bol.com.br>:
> Pessoal, desculpe o OT, mas preciso de um feedback a respeito de um bom
> switch não gerenciavel de 16 portas para um cliente.
>
> Conheço alguns, mas estou meio receioso a respeito de por eles em produção,
> pois aqui na empresa só temos gerenciáveis, e como o cliente é muito pequeno
> 8 ATAs, não quero por um switch muito caro por causa do retorno.
>
> se alguem tiver uma opinião.

Não se preocupe muito com o switch, qualquer um para home office serve
perfeitamente.
VoIP e algo que, em uma rede local, não exige muita banda.
Desde que, seja somente usando para esse fim, ou em conjunto com
aplicações que não demandem alto trafego de rede.
Por exemplo, o codec sem compactação, ulaw/alaw precisa de 64kbps, que
não e nada em uma rede de 100Mbps.
De preferencia a switchs para montagem em hack.

Maioria dos swicths para SOHO usam chips da realtek, então a marca nem
e tão importante.
Um switch desses de 16 portas deve estar na faixa dos R$300.

E, se não se importar com produtos usados, pode se achar no mercado
livre, switchs gerenciáveis da cisco por menos de R$1000 (24 a 48
portas).

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br