[AsteriskBrasil] Res: Asterisk no SLES

José Eduardo C. Mazolini eduardo_mazolini em yahoo.com
Sexta Novembro 13 18:55:28 BRST 2009

Colocando lenha na fogueira.

Aqui nesta lista é impressionante a diversidade de perfis profissionais, isso devido a convergência gerada pelo asterisk.
Eu nasci dentro da Avaya que usa Solaris e RedHat. A 2 anos estudo linux por causa do asterisk.
Acho o asterisk um super ferramenta um grande motor que pode ser colocado em um carro e vendido.
Estudo pra montar essa carro.
Vejo muita gente desta lista vendendo motor como se fosse carro e queimando no mercado o asterisk.
Estou quase desistindo esse mercado ta ficando prostituído.

Vou descrever algumas caricaturas que vejo na lista.

-------------------

O que eu mais tenho medo é o que já vem com assinatura de empresa de Telecom e Rede.
Esse tipo chega dizendo que vendeu o asterisk e faz perguntas que entregam que ele não tem a menor ideia do que é SIP e linux.
Ele baixou um CD e instalou e agora ta ferrado pra da suporte.

Conselho: Leia um livro inteiro sobre asterisk, que tal o famoso Asterisk o futuro da telefonia. Faz um cursinho de linux, no brasil tem uns bons da Mandriva e a formação profissional do RedHat.

Esse tipo de gente tem 2 origens rede ou pAbx (lembrando o A como analógico).
Se veio de pAbx faz um curso de rede tipo ccna não precisa se certificar é só pra saber o que é qos, nat e vlan.
Se veio de rede aparente mente ta melhor pois agora nós que entramos no mundo dele. Ele vai vender algo que funciona, mas e as facilidades? E ele custa acretidar que QoS pra reduzir jitter é necessário a rede dele ta sempre boa.

Esses queimão o asterisk e a distro dele juntas, pois as coisas não funcionam como esperado.

------------------

A galera do linux esses gostam de instalar no debian, do fonte.
Esses caras montam motores melhores com mais desempenho que a ferrari.
Talves até carros super customizados.
Mas clientes deles - rezem pra eles viverem muito. Não tem outro mecânico no mundo que cuide deste carro. Nem outro da mesma equipe.
E a ideia deles nunca vai entrar em uma linha de montagem. 3 clientes iguais, não existem, cada um tem sua peculiaridade.
O Banco do carro é como o de F1 feito para o piloto, mas eu aceitava poder regular a distancia do banco.

Aqui o asterisk se queima não por não funcionar como no anterior, o asterisk se queima quando eles vão embora. O cliente reclama que ninguém sabe mexer naquilo por isso ta procurando outro pabx, não tem quem de manutenção.
O cliente paga fortunas pra uma empresa de pabx convencional e tem suporte de um empresa ou outra bem facil, ou fortuna pro Nerd Linux criador do projeto.

Ao mesmo tempo são esses os caras que mais poderiam estar ajudando os asterisk enlatados.
Os caras são fera, porque em vez de compilar na distro dele ele não gera um rpm ou plugin pro asterisk enlatado.
Queria poder fazer parte deste grupo por conhecimento.

Clientes técnicos, eles vão usar asterisk dentro de casa.
Boa sorte estamos aqui pra ajudar, vão divulgar a idéia. Cuidado pra não SE queimarem. Só recomendo um pouco de google e leituras já citadas.
Esse pessoal é bom, eles vão chegar a um limite e pra não se queimarem vão nos contratar.

Eu! Estudante entusiasta por tecnologia, fala fala fala e não faz nada.
Fica pensando como ligar uma coisa na outra qual, melhor produto, avalia aqui, avalia ali,mas dindin que é bom nada.

Eu eu mesmo.
Acho que linux e asterisk não são religião, acho que produto tem que ser bom e fácil de manter.
Compilar resolve e tem que saber, mas sempre compilar deixa o trabalho dependendo de uma documentação externa.
Pra vc apagar um programa tem que lembrar cada item que vc instalou não basta um apt-get ou yum ou qualquer outro com parâmetro de remover.
Usar só instalação por yum deixa vc engessado, mas pode deixar vc mais focado no negocio.
Como em tudo o equilíbrio é o melhor.

Da pra disser que sabe linux mas tem dificuldade de compilar.
Da pra disser que sabe pabx mas não asterisk.
Da pra disser que sabe de rede mas não QoS.

Mas o bom mesmo é saber fechar negocio com o cliente.

Asterisk é um belo motor, precisamos juntos montar um bom carro brasileiro.
Eu não estou satisfeitos com os 2 modelos que temos (meucci e Disc-os). Nem com os 2 importados (trixbox e elastix).
Mas eu to regulando retrovisor, acertando o banco mais pra trás, tirando algumas coisas de dentro do porta mala, e ta indo.

Eu quero vender asterisk não promover distro linux.
Até que me provem o contrario o RedHat é a distro mais usada em empresas, a distro usada em alguns provedores de hosting e clouding computer.
Sei que tem o clouding do ubuntu.

A maioria das distros asterisk são em CentOS.
Gostaria de não reinventar a roda e chamar alguns pra criar uma distro brasileira do asterisk.

Att,

Eduardo Mazolini
(19) 9191-2705