[AsteriskBrasil] ATA inteligente, usuário ocupado em um SIP e o outro dá como ocupado no outro

Guilherme Viana guimafx em gmail.com
Terça Novembro 17 13:30:00 BRST 2009

{{{ Eder }}} [[ Guilherme pq vc nao centralia tudo em seu Asterisk? coloca a
Operadora VOIP no seu Asterisk e tira ele do ATA ou telephoneIP, assim vc
teria um controle maior :-) ]]

----> Resposta: Sim, até poderia, colocar tudo na central e é o que estou
pensando em fazer, só que número remoto, já não é aquelas coisas, ou seja, a
qualidade do entrante já não é muito boa. Ainda que o RAMAL IP funcione
relativamente bem, não estou muito confiante de fazer essa ponte. O ideal é
fazer o que estou fazendo, vai ser mais "limpa" a ligação em tese.... quanto
limpa ? Não sei.... Tem os prós e contras... o contra é essa questão do ATA
que não é "inteligente"... ao menos que exista um ATA que faça isso.

Se a ligação entrasse via E1, ai sim, não teria a menos sombra de dúvida, de
colocar RAMAL IP na minha ponta, mas o entrante é N° remoto, ou seja, vou
ter que fazer testes mesmo. Mas o ideal é achar um ATA que faça isso.

A outra coisa ruim dessa solução n° remoto direto no ATA, é que quando a
ligação entra via rede pública através do número remoto, eu não consigo
fazer transferencia para o numero VOIP que está configurado na central da
central, ela falha... somente funciona se o entrante vier de outro número
VOIP, ai eu consigo fazer a transferencia. Isso deve ser um problema ou
bloqueio da operadora.

O que funciona é, se eu setar dentro do painel da tellfree, que quando meu
colaborador HomeOffice tiver indisponível ou ocupado, ai a ligação pode ser
encaminhada para outro número VOIP, no caso, coloquei para cair na central
da Matriz, ao invés de cair no Correio de Voz, até porque tenho um
contigente maior de pessoas, para resolver o problema, caso o meu HomeOffice
não possa, por justamente estar ocupado.

Estou providenciando um link de 100Megas da GVT, mas que está complicado de
contratar, a área tecnica não pisa na empresa, já abri protocolo na ANATEL,
mas eles podem levar o tempo que quiser para instalar. Vai demorar de certo,
mais 30 dias.

OBS: Pedi o 100 mega porque sei que é fibra ótica, e no prédio onde se
encontro, tem fibra ótica, só não sei como está a viabilidade como
comentado.

Guilherme Viana