[AsteriskBrasil] RES: Equipamentos FXS / FXO

Jocimar - UDDO jocimar em uddo.com.br
Quarta Setembro 2 07:20:12 BRT 2009

Olá Alessandro,

       Cara, comprei um DVG-1402S (4 portas Lan, 1 porta Wan, 2 FXS), e me
arrependo de ter comprado ele! Não sei se os modelos abaixo que vc citou
estão melhores nos quesitos que vou citar agora:

       Não sei se existe outra forma, mas só consegui configurá-lo como ATA
se ele for roteador na rede, e com sua faixa de IP (192.168.15.X); se eu o
deixar como um ativo de rede, por exemplo, ele não se conecta ao asterisk, e
trocando sua faixa de IP, tb não funciona; outra coisa, se a conexão à
Internet cai, toda a rede que está pendurada nele também cai (Obs.:
configurei o asterisk para ser servidor DNS tb, e não resolveu esse
problema).

       Outro problema sério que enfrento é a questão de toque diferenciado.

       Existe uma configuração de cadência de chamada nele, porém não
percebi efeito sobre os telefones plugados nele; configurando no asterisk,
não houve alteração nos toques dos telefones (configurei utilizando o
ALERT_INFO, que funciona no Linksys). Ou seja, tanto chamadas que entram
pela publica quanto chamadas de ramal para ramal, o toque do telefone é o
mesmo, e para quem está acostumado com os PABX’s convencionais, isso é uma
grande diferença.

       Atualizei a firmware dele e tb não resolveu.

       Como lê disse, não sei se a D-link resolveu esses entraves nos ATA’s
mais novos, seria bom pesquisar a respeito.

E se alguém tiver alguma solução para esses problemas, ficaríamos
agradecidos! :-)

Obrigado,

       Jocimar.

  _____