[AsteriskBrasil] bloqueio de celular

Rodrigo Vian listas em porttaltecnologia.com.br
Sexta Setembro 18 12:49:36 BRT 2009

Boa tarde Roney,

Olhando melhor a regra (Não tinha me atentado no dia... provavelmente
correria rsrs), eu criaria varios dialplan, porque vc teria problemas
com DDD, além de ser mais profissional...

Segue:
9|[1-5]XXXXXXX -> Ligação fixo local
9|[6-9]XXXXXXX -> Ligação celular local

9|0ZXZX[1-5]XXXXXXX -> Ligação fixo DDD
9|ZXZX[6-9]XXXXXXX -> Ligação celular DDD

ZXX -> serviços telefonicos (Ex. 190, policia militar)
ZXXX -> atendimento a clientes (1035, Claro)
ZXXXX -> novos serviços telefonicos (Ex. 10621, Serviço relacionamento
Embratel)
0800X.
0300X.

Abaixo segue alguma explicação sobre / Parâmetros especiais /utilizados
no dialplan:

    *

      *X* -> equivale qualquer número de 0 a 9

    *

      *Z* -> equivale qualquer número de 1 a 9

    *

      *N* -> equivale qualquer número de 2 a 9

    *

      *. (ponto)* -> um ou mais caracteres. Ex. X. significa uma cadeia
      de caracteres sem um tamanho exato. Pode variar de um até o máximo
      digitado em uma discagem.

    *

      *[ ] (colchetes)* -> define um range de caracteres. Ex.
      [1,3,5-7]XXXXXXX. Se o número discado iniciar com 1,3,5,6 ou 7 ele
      disca, caso contrário não.

    *

      *| (pipe, leia-se paipe)* -> exclui tudo o que estiver à esquerda
      da cadeia de caracteres. Ex. quando se utiliza a regra 0|4562222 o
      plano discará 4562222, excluindo o zero que estava à esquerda da
      cadeia de caracteres.

    *

      *+ (mais)* -> adiciona caracteres a uma cadeia de caracteres. Ex.
      quando se utiliza a regra 019+4562222, o plano discará 0194562222.

    *

      *i* -> extensão inválida. Podem-se definir aplicações quando um
      plano de discagem não é permitido.

    *

      *s* -> extensão de início. É a extensão padrão inicial do plano de
      discagem.

    *

      *h* -> extensão de hangup. Utilizado para definir aplicações após
      o desligamento de uma chamada.

    *

      *t* -> extensão de tempo esgotado: utilizado para definir
      aplicações após o tempo de discagem estiver esgotado.

    *

      [contexto] -> define um contexto do plano de discagem (entre
      colchetes).

    *

      exten => -> define o plano de discagem. É formado pela sinxtaxe:
      exten => extensão,prioridade,comando(parâmetros). Ex.: exten =>
      *97,1,VoiceMail().

Maiores detalhes em:
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+Dialplan+Patterns
http://www.voip-info.org/tiki-index.php?page=Asterisk%20config%20extensions.conf