[AsteriskBrasil] volume

André Prinou aprinou em hotmail.com
Quinta Setembro 24 14:41:39 BRT 2009

estava com esse problema no meu sistema e estava apenas mexendo nos atas pra melhorar isso..agora escuto bem pouco mais ainda escuto algum eco...

ANDRÉ PRINOU.
SUPORTE TÉCNICO REDES E INFRAESTRUTURA DE SISTEMAS.
CERTIFICAÇÃO DCP WIRELESS D-LINK.
ADMINISTRADOR DE REDES MICROSOFT.
ADMINISTRADOR MIKROTIK ROUTER OS.
069-9217-1849
MSN APRINOU em HOTMAIL.COM
GST NET O MELHOR PROVEDOR DE SAPEZAL.

Date: Thu, 24 Sep 2009 13:30:57 -0300
From: sylvio.sdr em gmail.com
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] volume

Marcio,

           Sobre o ECO, sugiro o seguinte teste, a partir do servidor asterisk voce dispara um ping -c 50 para algum computador ou ata que esta na sua rede e poste o resultado desse ping aqui na lista para eu analisar.

            De acordo com esse resultado, devemos ajustar o parametro de treinamento de eco da sua placa, echotraining = XXX.
            Para exemplificar, o tempo médio do resultado do ping entre o seu servidor e o computador que esta com o softphone ou ata ficou em 60ms, no echotraining defina o valor de 64ms. No inicio da chamada telefonica voce deve escutar um estralo, track-track, esse é o barulho que o cancelador de eco emite ao fazer o primeiro teste, se ele nao conseguir cancelar o eco no primeiro teste ele executará uma nova tentativa apos 5 segundos. O ideal é que o echo seja cancelado na primeira tentativa.....

             Caso, ainda seja necessário, você pode ainda recorrer ao cancelamento do echocan, esse é mais um mecanismo para o cancelamento de eco que as placas da Digivoice possui, considerando a latencia de 60ms (teste com o ping descrito acima), defina o valor 5 para o echocancel.

Abs

Sylvio Carlos Jollenbeck