[AsteriskBrasil] Conectar ATA a PABX Convencional

Luana Celeida Rocha luanac.rocha em gmail.com
Quarta Setembro 30 17:02:52 BRT 2009

Boa Tarde,

Desde já agradeço a todos os amigos pela ajuda, que já foram de grande valia.
Consegui testar o ATA ligando em a porta FXO em um ramal e aparelhos convencionais na FXS, e consegui fazer e receber ligações. Se eu quero fazer uma chamada voip basta discar o número, que quero fazer uma ligação convencional digito 1, e o ATA me dá tom de linha, ai digito como se tivesse fazendo uma ligação normal pelo PABX.

No entanto isso me limitaria o canal para recebimento das chamadas voip e apenas alguns ramais (mas precisamente os 3 conectados na FXS do ATA)conseguiriam se comunicar usando VoIP.

O modelo do ATA é um Dígitro ATA 311 (1 interface FXO e 3 FXS).
Tentei pedir ajuda da Digitro, mas eles querem cobrar uma visita, não auxiliam por telefone.

Apenas gostaria de mais um esclarecimento.
Vou tentar fazer um diagrama abaixo para ilustrar:

    ATA:  FXO  FXS3 FXS2  FXS1

                            |_____(Porta Tronco Analogica)PABX Nutron NT-824

Configurar no PABX rota para quando alguém discar em q.q. Telefone (Ramal VoIP), Sair pelo Tronco onde o ATA está ligado, certo?

E como ficam os recebimentos das chamadas VoIP?
O ATA tem uma configuração, onde cada porta FXS recebe um Nr. de Ramal VoIP que é registrado no meu servidor SIP.

Eu não teria que ligar cada uma destas portas FXS em uma posição do PABX?
A minha idéia era configurar no PABX uma rota para que q.q. chamada recebida  pelo voip fosse transferida para o Grupo X, assim q.q. pessoa poderia atender e transferir chamadas VOIP, mas não sei se meu raciocínio está correto, é assim mesmo? Vocês poderiam me enviar um diagrama?

Obrigada,

L.C.R.