[AsteriskBrasil] Ruídos no E1

Paulino Kenji Sato pksato em gmail.com
Sexta Abril 16 02:29:03 BRT 2010

Problema bem peculiar.
Esse tipo de ruido esperaria de um circuito analógico, vejamos onde temos isso:
> Conectado ao servidor estão: 1 placa 1E1 Aligera AP401, 1 placa OpenVox a400p com 4 FXO e um módulo Cianet de > 8 FXS via Ethernet usando dahdi_dynamic.

Pelo que descreveu, esse problema não existe entre as placas
analógicas (FXO e FXS), certo?

Alguns testes que podem ser realizados,
Se possível, fazer uma ligação entre os canais da E1;
Entre um softfone (ramal ip) e os canais E1, FXO e FXS, force uma
transcodificação (com uma das partes usando ulaw/alaw);
Veja a distribuição das linhas de interrupção (cat /proc/interrupts),
interrupções compartilhadas podem provocar atrasos no processamento,
se não me engano, o atendimento e sequencial. Se estiver usando o
XT-PIC, tente ver se não há como mudar isso na bios ou no kernel para
usar o APIC (LOCAL APIC);
Mude as placas de slot;
Ainda esta com a placa E1 que foi trocada, experimente instalar em um
outra maquina, e ver se o ruido persiste.
A fonte ATX do servidor pode estar gerando o ruido, se for uma
igual/parecida com essas ATX comuns usando em desktops, troque por uma
de melhor qualidade (aquelas caras).

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br