[AsteriskBrasil] RES: Otimizações em serviço de fax

Saulo Quinteiro sauloquinteiro em gmail.com
Domingo Abril 25 13:55:26 BRT 2010

Encontrei na lista do hylafax.

Segue copia do mesmo.

#!/bin/sh
#
# Robert Colquhoun <rjc em trump.net.au> 09 Feb 98
# errorstats.sh - Script to parse error data out of xferlog
#
# Hi Everyone,
# I've hacked out a little script(attached below) to provide a error report
# by modem - it should be able to run on any modem not just Sportsters.
#
# Instructions : cut and paste the script below, call it errorstats and run
#               ./errorstats.sh /var/spool/hylafax/etc/xferfaxlog
# or wherever the location of your xferfaxlog file is
#
#

echo count $#
if [ $# -gt 0 ]; then
        XFERLOG=$1
else
        XFERLOG=./xferfaxlog
fi
awk -F "\t" '
        function doline(a, b, c) { printf "%-60.60s %5i %8.1f\n", a, b, c }
        {
                if ( $4 != "" ) total[$4] += 1
                if ( $11 == "0") {
                        errname[$14] = 0
                        errcount[$4,$14] += 1
                }
        }
        END {
                for (m in total) {
                        printf "Modem: %s\n",m
                        printf "%-68.68s %6i\n\n","Total faxes sent:",total[m]
                        printf "%-60.60s %5s %10s\n","Error", "No","Rate/1000"
                        printf "---------------------------------------"
                        printf "---------------------------------------\n"
                        tot = 0
                        for (n in errname) {
                                if ( errcount[m, n] > 0 ) {
                                        name = n
                                        gsub("\"","",name)
                                        rate = errcount[m, n] * 1000 / total[m]
                                        tot += errcount[m, n]
                                        doline(name, errcount[m, n], rate)
                                }
                        }
                        printf "---------------------------------------"
                        printf "---------------------------------------\n"
                        doline("Total", tot, tot * 1000 / total[m])
                        printf "\n"
                }
        }' < $XFERLOG

Se não funcionar me cobra na segunda.

2010/4/23 Fabiano Carlos Heringer <bigu em grupoheringer.com.br>

>  opa Saulo, tenho uma solução com hylafax também,
> mas o meu cenario é bem mais  modesto em volume...
>
> Mas gostei desse script ai...onde voce encontrou?
>
> Obrigado
> Saulo Quinteiro escreveu:
>
> Bom dia Marco,
>
> Ontem rodei um script para calcular o numero de erros e encontrei que 90%
> dos erros se resumem em ocupado, não atendeu ou sem sinal de fax.
>
>    No receiver protocol (T.30 T1 timeout) 44
>
>   RSPREC error/got DCN (sender abort) 4
>
>   Failure to train remote modem at 2400 bps or minimum speed 18

> [...]

Saulo Quinteiro Dos Santos
Programador de computadores
MPS Informática Curitiba
Graduando em Ciência da Computação - UFPR
msn: sauloquinteiro em gmail.com
cel: 41-9927-5236