[AsteriskBrasil] Placa VB3030 Digivoice

Gustavo Cordeiro gustavo em advent.com.br
Sexta Agosto 13 20:55:09 BRT 2010

Olá,

  É uma prática bem comum para reduzir a incidência de tributos.

  Sobre produtos incide o ICMS e o IPI (e também o II, caso seja
importado). Sobre serviços (a tal licença de uso) incide o ISS, que é
bem menor.

  Então eles "dividem" a placa em hardware e software, jogando parte
(ou a maior parte) do valor total como um "serviço". Assim paga-se
menos impostos e vende-se o equipamento por um preço menor (ou não,
aumentando o lucro).

Sds,
Gustavo