[AsteriskBrasil] Classe de serviço

Felipe Asterisk felipe.asterisk em gmail.com
Terça Agosto 17 09:07:57 BRT 2010

Bruno, o que nós fazemos aqui é usar contextos diferentes para cada usuário.

Assim, no sip.conf:
[201]
context=classe5

[202]
context=classe1

Aí então no plano de discagem vc cria um contexto para cada tipo de chamada,
assim:

context ramais {
  cria regra apenas para ramal
};

context local {
cria regra apenas para fixo local
};

contex celular {
cria regra apenas para celular
};

E assim, por diante. Aí então, vc cria os contextos de "permissão" colocando
"includes". Assim:

context classe1 {
 includes {
        ramais;
        local;
        celular;
        etc;
//ou seja, esse contexto faz ligações pra todos os contextos, logo, pra
todos os destinos
};
};

context classe5 {
 includes {
    ramais;
     local;
//esse contexto, poré, só realiza chamadas entre ramais e números locais
};
};

Espero ter ajudado.
Abs