[AsteriskBrasil] Placa VB3030 Digivoice

EDDIE8 eddie8 em terra.com.br
Quarta Agosto 18 11:43:55 BRT 2010

Isso chama-se “sonegação fiscal”. A Receita Federal já autuou empresas que
praticavam isso no passado. Eu não posso acreditar que isso tenha voltado?!?

Todo o software/firmware que seja necessário ao funcionamento de um hardware
(conforme especificações descritas no produto) é parte integrante do mesmo.
Sendo assim, taxados como produto e não em partes.

Como exemplo temos os celulares, máquinas fotográficas digitais, etc. Neles,
temos o hw e sw taxados como um produto único, independente dos aplicativos
de sw e firmware (muitos deles inclusive com Windows ou Linux embarcados).

Para complicar esta situação, alguns fabricantes ainda anunciam o produto
com valor cheio e depois na hora de emitir a nota fiscal dividem o valor
entre o produto original (parte hardware) e um outro software qualquer
(software laranja) para tentar burlar o fisco.

As empresas que fizeram isso no passado acabaram nas redes do Fisco. Algumas
de renome internacional, que foi amplamente divulgado na mídia brasileira.

O problema é que isso, além de responsabilizar quem vende, também pode
responsabilizar quem compra.

Sendo assim, cada um faz o que quer, mas tenha em mente se isso está correto
ou não.