[AsteriskBrasil] (OFF-TOPIC) IMPOSTOS - Era: Placa VB3030 Digivoice

alexandre - aldeia digital alepaes em ad2.com.br
Quarta Agosto 18 14:50:06 BRT 2010

Salve!

É fora do propósito técnico da lista, mas como não temos lugar onde
temos várias pessoas que passam pelos mesmos problemas, acho saudável.

---

Qual sua opinião então sobre a seguinte situação:

Quando você vende um PABX-IP ASTERISK, você emite uma nota de produto ou
serviço?

Você está vendendo um produto (PABX) baseado num serviço(instalação) ou
um serviço (instalação) baseado num "produto" (o Asterisk) ?
O mesmo se aplicaria a um servidor de internet, baseado em Linux.

Eu sempre tirei nota integral de serviços e pela classificação de minha
empresa pago mais impostos que se emitisse uma nota de "produto". Já
questionei isso na receita várias vezes e eles me dizem que deve ser
assim mesmo.
Se minha classificação fosse diferente, e eu pagasse mais impostos
vendendo como um produto, tenha certeza que o discurso mudaria...

Assim, não vejo por parte da Digivoice (nem da Digium, Sangoma, etc, que
fazem IGUAL aqui e em outros países) nenhum problema nisso.
O fato é que, diferentemente dos EUA, a fome do leão no Brasil busca
sempre a * maior tributação *, não a maior justiça ou a melhor origem
fiscal para aquele dinheiro.

A grande verdade é que o empreendedorismo de softwares, que
essencialmente é baseado em serviços, a meu ver, tem que ser taxado como
serviço. Um software de loja de roupa na caixinha é diferente de um
software para o mesmo fim feito pelo garoto recem-formado?

Abraço,

Alexandre
Aldeia Digital

P.S.: A diferença de uma placa E1 para uma Câmera Digital é que minha
Tia Néria não saberia compilar o driver ou mesmo colocá-lo de forma
binária dentro da máquina e tirar aquela foto maneira... ;)