[AsteriskBrasil] Ramal SIP não recebe áudio quando a ligação é recebida por tronco FXO

Rodrigo Vian listas em porttaltecnologia.com.br
Quinta Agosto 19 11:00:42 BRT 2010

Prezados amigos,

Desde já agradeço a atenção de todos!

Estou encontrando alguma dificuldades em um projeto que estou montando.

O meu servidor Asterisk possui uma placa Digivoice VB0408FXO onde estão
conectados 3 linhas analógicas. O servidor ainda conta com dois ramais
SIP, 1000 e 1001.
O ramal 1000 está configurado em um ata Stracta IPA150 e o ramal 1001
está configurado em um ata Taitell TT211SO.
Ambos os ramais se registram normalmente. Se eu realizar a ligação do
ramal 1000 para o 1001 ou vice-versa, não tenho nenhum problema com
áudio. Quando realizo uma ligação utilizando qualquer tronco analógico,
também não tenho problemas com áudio.

O problema acontece quando recebo uma ligação no tronco analógico em
qualquer um dos ramais SIP. Ao reiniciar o asterisk, a primeira ligação
que é recebida, não tenho problemas com o áudio, porém, a segunda
ligação já enfrento problemas em ouvir quem me ligou.

Detalhe: utilizando apenas CODEC ULAW e ALAW

Isso já está me tirando o sono... rs

Não terei tronco SIP Externo, o PABX fica numa rede local.

Ative o debug do SIP e do Asterisk. O log de uma chamada coloquei no
pastebin porque é muito grande... Tem alguns highlights lá...

LOG da Chamada: http://pastebin.org/613848

Não sei porque, mas ao receber a ligação de qualquer tronco FXO para
qualquer ramal SIP, o asterisk tenta enviar pacotes via RTCP e não
RTP. :(((

Abaixo estou colocando as configurações do meu servidor... Embarcadão
(rs) - Elastix 1.6

Versão do Asterisk: 1.4.33.1
Versão da Voicelib: 4.2.2.0
Versão do DGVChannel: 1.0.5

============ SIP.CONF ============
[general]
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw
context=from-sip-external
callerid=Unknown
notifyringing=yes
notifyhold=yes
limitonpeers=yes
tos_sip=cs3
tos_audio=ef
tos_video=af41
alwaysauthreject=yes
language=pt_BR
allowoverlap=no
allowtransfer=yes
realm=asterisk
useragent=asterisk
callevents=yes
dtmfmode=rfc2833
notifymimetype=text/plain
rtcachefriends=yes
rtsavesysname=no
rtupdate=yes
rtautoclear=no
ignoreregexpire=no
t38pt_udptl=no

;----Já descomentei e nada
;localnet=10.44.103.0/255.255.255.0
;nat=no

[1000]
deny=0.0.0.0/0.0.0.0
type=friend
secret=1000
qualify=yes
port=5060
pickupgroup=1
permit=0.0.0.0/0.0.0.0
nat=no
mailbox=1000 em device
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
dial=SIP/1000
context=from-internal
canreinvite=yes ; ja tentei com NO também e nada
callgroup=1
callerid=device <1000>
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw
call-limit=50

[1001]
deny=0.0.0.0/0.0.0.0
type=friend
secret=1001
qualify=yes
port=5060
pickupgroup=1
permit=0.0.0.0/0.0.0.0
nat=no
mailbox=1001 em device
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
dial=SIP/1001
context=from-internal
canreinvite=yes ; ja tentei com NO também e nada
callgroup=1
callerid=device <1001>
disallow=all
allow=ulaw