[AsteriskBrasil] sip no celular

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quarta Dezembro 1 16:42:19 BRST 2010

Em 01-12-2010 14:36, Gustavo Pereira Rodrigues escreveu:
> estou querendo comprar celular com sip, estou entre:
> 1. e63, bom, bonito e menor preço.
> 2. e71, com gps.
> 3. algum celular com android 2.1.
> mas agora tem sip no android,
> só não sei se presta, alguem sabe?

Olá,

         Tenho aqui na empresa, rodando no Wi-Fi dela, 11 E65, 2 E63, 3
5530, 2 E71 e 1 N97, além do meu com Android, todos os Nokia funcionando
muito bem com o Asterisk, porém o Samsung Galaxy Lite não tão bem.

         No 5530 tem que trocar o firmware para a do N97/C6 e é apenas
2G (EDGE), não "pega" 3G.

         Todos os Nokia rodam SIP nativo e 100% em Wi-Fi e 3G, porém não
rola se estiver no 2G, aí tem que usar um programa de terceiro, que
geralmente não é boa ideia pelo fato de sua configura ficar no servidor
deles, tal como Fring e Nimbuzz, e voz provavelmente passa por eles. Não
fica muito bom no 2G, fora o tempo de passar pelo servidor deles.

         Quanto ao Android, este não tem SIP nativo, somente por
aplicativo de terceiro. O problema é que tem um bom punhado de celulares
com Android e nem todos respondem da mesma forma. O melhor que usei até
hoje no Samsung Galaxy Lite foi o cSipSimple e somente rola bem com um
firmware europeu (pt-PT) e não rola o Viva Voz, fora dessa firmware,
somente rola no Viva Voz. Testei Linphone, 3CxPhone, SipDroid, dentre
outros, o melhor foi esse e tenho 3 contas cadastradas, alguns aí
somente suportam uma ou duas contas.

         Sobre o Skype, tirando os E65 que nunca testei "ou" não achei
Skype para eles por não usarem, os outros rodam Skype no 2G também e
funciona razoavelmente bem, no 3G e Wi-Fi fica redondo.

[]'s
            Junior Polegato