[AsteriskBrasil] Tom de ocupado caso ramal esteja ocupado.

Rodrigo Vian listas em porttaltecnologia.com.br
Terça Dezembro 21 11:50:21 BRST 2010

na configuração sip do ramal no asterisk: call-limit=1

Testa e veja se resolve...

Abs

-------- Mensagem original --------
De: asterisk em guilherme.eti.br
Responder a: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Tom de ocupado caso ramal esteja ocupado.
Data: Tue, 21 Dec 2010 11:11:22 -0200 (BRST)

Pessoal, tenho o seguinte cenário:
Asterisk 1.4.25
Dahdi 2.2.1.1
2 Placas TDM410 c/ 4 FXO cada, recebendo 6 linhas analógicas
3 Gateways Linksys 8 Portas FXS cada, modelo SPA8000

   Um problema que estou tendo, é em relação a chamadas de ramal p/ ramal,
ou seja, são todos ramais ips...........   Não chega a ser um problema,
porém queria mudar a programação, pois quando um ramal liga p/ o outro
e caso o outro esteja ocupado, quem ligou não recebe o tom de ocupado,
e sim chama, chama normalmente. Porém quem está recebendo a chamada e
com a linha ocupada, escuta um beep, igual acontece na telefonica
celular.  Nesse caso, eu gostaria de fazer c/ que o ramal que estivesse
fazendo a ligação, ouvissi o sinal de ocupado, caso o ramal que ele
esteja discando esteja ocupado. Acredito até que essa configuração pode
ser feita no gateway, que no meu caso é o modelo SPA8000. Ou alguma
configuração de variável global do Asterisk ?
    Eu ja encontrei uma solução no asterisk, checando se o mesmo está
ocupado via macro, antes de encaminhar a ligação p/ ele, porém não
queria resolver assim, pois consome CPU e demora um pouco p/ receber o
tom de ocupado.

Grato a todos da lista por qualquer resposta.