[AsteriskBrasil] DNSMASQ

Oseias Ferreira ferreira.oseias em gmail.com
Quinta Dezembro 23 14:05:18 BRST 2010

Em 22/12/2010, às 17:36, jose escreveu:

> Tenho a seguinte config
>
> Internet------->Wan do router ----> Lan do router -----> ASTERISK
>
>  Configurei o Dnsmasq para caso cair a internet nao perca os
> registros dos ramais SIp. O que acontece é que com o dnsmasq consigo
> pingar em qualquer externo pelo console do asterisk , mas por nome
> nao resolve , alguem poderia me ajudar
> No Dnsmasq configurei assim:
>
> / Etc / dnsmasq.con
> server=192.168.0.1  ; NO CASO MEU ROTEADOR É ESSE IP
>

>  etc/resolv.conf,
>
> nameserver 127.0.0.1

Não é bem pingar.

Para configurar DNS use o dig.

dig endereço @servidor-dns
dig uol.com.br @127.0.0.1
dig servidor.seudominio.com.br @192.168.0.1

No dnsmasq.conf você precisa indicar qual é o arquivo de resolv.conf
ele vai usar para resolver os nomes.
Senão ele usa o /etc/resolv.conf, e acaba ficando recursivo. Não
consegue resolver os nomes.

Se você tem uma rede maiorzinha, compensa configurar um Bind mesmo,
que possui mais funcionalidades.  O dnsmasq é mais um "cache" de dns.

--
Oséias Ferreira.