[AsteriskBrasil] Integração de Asterisk com Web Service via Dialplan

Nuno Pereira nuno_mrpereira em hotmail.com
Terça Dezembro 28 19:43:57 BRST 2010

Olá a todos,

Tenho um Web service em PHP, o qual necessito que comunique de forma bidireccional com o meu asterisk.

A variável que pretendo alterar é a variável "getLights", esta variável eu consigo alterá-la manualmente no ficheiro index.php, ou seja quando coloco o "getLights" = 1, acendo as luzes de casa, quando coloco a "0", apago as luzes.

A minha dúvida é a seguinte pelo que já pesquisei eu poderei aceder ao Web service através do meu Dialplan com o comando:

exten => _X.,1,AGI(agi://IPDOWEBSERVICE:PortoTestAGI|${EXTEN}|{VAR2}),

no entanto, não sei, nem consigo adaptá-lo para que aceda ao meu web service. O que pretendo é alterar a variável "getLights" via Elastix, ou seja, que consiga acender ou desligar as luzes via telefone remotamente, para isso terei de colocar aquele comando acima e fazer com que ele comunique com o meu Web Service remoto.

Eu sei que terei de colocar o IP do Web service e o seu porto naquele comando, mas a partir daí já testei várias opções e não tive sucesso, de referir também que já efectuei inúmeras pesquisas que não foram conseguidas.

Se alguém puderes dar uma ajuda/sugestão, agradeço..