[AsteriskBrasil] Removendo uma placa E1/T1 sem uso

Juda Benhur judabenhur em hotmail.com
Segunda Fevereiro 1 04:51:38 BRST 2010

Pessoal,

Recentemente, postei uma duvida sobre como poderia identificar um hardware instalado. Sou novato no asterisk e infelizmente, nao tenho recursos para adquirir uma nova placa E1/T1 para fazer testes e nem posso comprometer o Servidor atual do Asterisk para realizar muitos testes, pois correria o risco de deixa-lo de funcionar.

Consegui identificar algumas configuracoes e salvando os arquivos originais, alterei algumas linhas.

Bem, ao concluir minhas alteracoes, consegui atingir parte do meu objetivo, mas identifiquei um problema novo.

No meu arquivo /etc/zaptel.conf, tenho as entradas das portas, assim:

span=1,0,0,esf,b8zs
bchan=1-23
dchan=24

span=2,0,0,esf,b8zs
bchan=25-47
dchan=48

span=3,0,0,esf,b8zs
bchan=49-71
dchan=72

span=4,0,0,esf,b8zs
bchan=73-95
dchan=96

span=5,0,0,esf,b8zs
bchan=97-119
dchan=120

span=6,0,0,esf,b8zs
bchan=121-143
dchan=144

span=7,0,0,esf,b8zs
bchan=145-167
dchan=168

Anteriormente, a entrada do grupo "span=4" estava comentada, removendo os comentarios, consegui migrar o tronco que estava na porta "span=7" para esta porta e alterar todas as demais configuracoes que envolviam os planos de discagem e, consequentemente, deixar a segunda placa, disponivel para ser retirada do sevidor.

Se eu comentar um grupo qualquer a partir da "span=5", quando eu re-inicializo meu servidor, nada mais funciona, ou seja, os troncos de "span=1 ate span=4" , nao repondem mais. Nao fazem e nem recebem chamadas.

Sei que no inicio do arquivo tem um aviso para nao edita-lo na mao. Contudo, por nao saber ate onde o aplicativo "ztcfg" iria modificar meu arquivo e as demais configuracoes do Asterisk, achei melhor nao executa-lo.

Agora, precido retirar essa placa, que nao tem mais utilidade neste atual servidor e pode-la usar em um novo servidor que pretendo instalar. Como posso fazer???

Preciso da ajuda.

Muito obrigado,
Benhur.