[AsteriskBrasil] RES: SIP TCP

Jefferson Luiz Piaba jefferson.luiz em fastsolutions.com.br
Segunda Fevereiro 1 17:19:17 BRST 2010

Eu uso, mas em condições de LAN.

No seu caso acho que você tem que definir QoS pra pacotes de voz, pois perda
de pacotes sempre acontece em transmissão a rádio, mesmo quando tem
tolerância, pelo menos era assim quando eu trabalha em redes a radio, não
sei se mudou muita coisa.

É bom que você considere também que voz trafegando na  redes de dados sempre
são mais sensíveis, dependendo da dimensão da sua rede de voz você pode até
definir uma outra rede, outro endereçamento para a rede de voz, assim você
estará melhor preparado para o futuro também caso haja alguma mudança não
planejada.

Outra coisa interessante também é tentar ajudar algum codec de voz.
Dependendo do codec que você utilizar ele pode ter correção de falhas,
consome menos banda, mas você tem que considerar também que codec consome
CPU.

abs

Atenciosamente,

Jefferson Luiz Piaba