[AsteriskBrasil] novato - configuração via web

Alex de A. Souza alex_a_souza em msn.com
Quarta Fevereiro 3 15:50:20 BRST 2010

Olá, sou novo no que se fala de VOIP e Asterisk.
Instalei via port no freebsd 7.2 e rodou via softfone e ATA.
Achei uns tutorias na net e conseguir configurar via linha de comando.
Agora instalei os pacotes do asterisk-start e loguei, mas não tenho a mínima idéia como cadastrar os ramais e fazer funcionar como eu fiz na linha de comando.
Configurei os seguintes confs via linha de comando;
#extensions.conf
[teste]
exten = 8080,1,Dial(SIP/Alex,40,tT)
exten = 8080,n,Hangup()
exten = 8001,1,Dial(SIP/vania,40,tT)
exten = 8001,n,Hangup()
#fim extensions.conf

#sip.conf
[Alex]
username = Alex
secret = 1234
type = friend
context = teste
canreinvite = no
cancallforward = yes
host = dynamic
callgroup = 1  ;grupo de chamadas
pickupgroup = 1  ;puxar ligacoes
nat = yes
qualify = 1000
dtmfmode = rfc2833
disallow = all
allow = alaw
allow = ulaw
allow = g729
allow = gsm

[vania]
username = vania
secret = vania
type = friend
context = bahianet
[...]

Dessa forma conseguir conversar via softfone com ATA em redes diferentes.
Agora gostaria de saber como posso configurar isso via web, como posso colocar em portugues, e quais as placas que posso colocar no servidor para fazer rodar uma linha telefonica?

Att,

Alex de A. Souza
Gerente TI
alex_a_souza em msn.com