[AsteriskBrasil] QoS Ata Linksys

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quinta Fevereiro 4 11:18:14 BRST 2010

----- "André Prinou" <aprinou em hotmail.com> escreveu:

> Network Settings
> SIP ToS/DiffServ Value: 		SIP CoS Value: 	[0-7]
> RTP ToS/DiffServ Value: 		RTP CoS Value: 	[0-7]
> Network Jitter Level: 		Jitter Buffer Adjustment:
>

> Vendo o a foto acima mudarei as opções:
>
> Sip Tos/DiffServ Value: 0x10
> Rtp Tos/DiffServ Value: 0x10
>
> Com isso quero marcar o Tos como prioridade minima nos atas do meu
> sistema pra uma melhor qualidade nas ligações agora para que serveria
> as opções:
>
> SIP Coc Value
> RTP Cos Value

Pára! Pára tudo!

O ToS (assim como o CoS) é apenas um "carimbo" aplicado ao pacote, uma marcação, com o objetivo de identificar os diferentes tipos de tráfego e aplicar a eles os tratamentos adequados. Nada mais que isso. O que você realmente quer é que os pacotes de voz tenham a maior prioridade possível, e provavelmente vai utilizar marcação de pacotes para auxiliar nesse processo.

ToS e CoS são tipos diferentes de marcações. O ToS é feito na camada 3 (IP) e portanto passa por WANs sem maiores problemas. Já o CoS é aplicado na camada 2 e só funciona dentro da LAN.