[AsteriskBrasil] Envio de Fax no asterisk por tronco E1

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Domingo Fevereiro 7 14:18:09 BRST 2010

Existem 2 opções para envio de fax de forma confiável: E1 e T.38.

Se você quer enviar e receber faxes via E1, utilize uma placa Digium ou Sangoma. Esqueça Khomp e Digivoice. Como os drivers dessas placas não utilizam o DAHDI, elas não conseguem repassar o sincronismo enviado pela operadora para o Asterisk. Apesar disso geralmente não causar problemas para chamadas de voz, o sincronismo entre o Asterisk e a operadora fornecendo o E1 é essencial para o envio e recepção confiáveis de fax.

Se for utilizado um aparelho de fax, ele precisa necessariamente estar conectado através de um channel bank da Xorcom ou Cianet. Podem até existir outros, mas o essencial é que o banco de canais utilize DAHDI. Dessa forma, é possível sincronizá-los com o E1 da operadora perfeitamente.

Se você quiser transmitir e enviar faxes através de uma operadora IP que suporte o T.38, eu recomendo utilizar o Asterisk 1.6.1.X em conjunto com o app_fax, que utiliza a SpanDSP. Apesar de ainda existir alguns bugs (estou trabalhando em conjunto com o Steve Underwood e o Kevin Fleming da Digium na resolução de alguns deles), costuma funcionar bem. Como o Asterisk ainda não suporta o bridging entre T.38 e DAHDI, você pode ter problemas se redirecionar a chamada diretamente para um canal FXS onde há um aparelho de fax conectado. Um excelente workaround é receber o fax via T.38 utilizando o ReceiveFAX() e logo em seguida enviá-lo para o canal FXS usando o SendFAX(). Dessa forma, o ReceiveFAX() recebe via T.38 e o SendFAX() envia por áudio.

Sobre a sua dúvida em enviar faxes pelo E1 utilizando ATAs que suportem T.38, é bem possível que você tenha alguns problemas pelos motivos que expliquei no parágrafo anterior. O ideal nesses casos é um banco de canais da Xorcom ou Cianet em sincronismo com o E1 da operadora.

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Gerente de Segurança da Informação
Canall Tecnologia em Comunicações