[AsteriskBrasil] Problemas com ata taitell e tom de chamada

Ricardo Barbosa spiderslack em yahoo.com.br
Domingo Fevereiro 14 13:48:34 BRST 2010

E aparece eu mudei somente para manter a privacidade do ip.

Eu estive analisando pelo que conclui via wireshark e logs da console e que o asterisk não consegue contactar a ata/softfone. Fiz o seguinte teste.

liguei a partir de um softfone iax para outro iax. Funcionou
Liguei a partir de um softfone iax para um ramal sip. chama mas quando atende fico mudo(detalhe: ambos ramal iax e sip estao atras de nat).
Liguei a partir do ramal sip para iax eu atendo no iax porem no sip ainda continua tocando ate dar o erro abaixo.

voip*CLI>
    -- Executing [2001 em ramais_sip:1] Answer("SIP/5214-0000000b", "") in new stack
    -- Executing [2001 em ramais_sip:2] Dial("SIP/5214-0000000b", "IAX2/2001|20|rtT") in new stack
    -- Called 2001
    -- Call accepted by XXX.XXX.XXX.XXX (format gsm)
    -- Format for call is gsm
    -- IAX2/2001-5178 is ringing
    -- IAX2/2001-5178 answered SIP/5214-0000000b
[Feb 14 12:39:11] WARNING[2388]: chan_sip.c:2014 retrans_pkt: Maximum retries exceeded on transmission MzJlMmNmZDI5NWI2MDdlYjQ2ZDQyYjBiNTJjMDExNjc. for seqno 2 (Critical Response) -- See doc/sip-retransmit.txt.
[Feb 14 12:39:11] WARNING[2388]: chan_sip.c:2036 retrans_pkt: Hanging up call MzJlMmNmZDI5NWI2MDdlYjQ2ZDQyYjBiNTJjMDExNjc. - no reply to our critical packet (see doc/sip-retransmit.txt).
    -- Hungup 'IAX2/2001-5178'
  == Spawn extension (ramais_sip, 2001, 2) exited non-zero on 'SIP/5214-0000000b'

E na configuracao do sip.conf esta com as opcoes

nat=yes
qualify=yes
canreinvite=no ( para o rtp passar pelo asterisk)

porem nao funciona. Bati emcima da questao firewall conectei no modem adsl do sip, o qual e um dlink, conectei via telnet e depois dei o comando "sh" ele é um linux executei o comando "iptables -nL" e tinha uma serie de regras limpei tudo deixando apenas o MASQUERADE e alterei a politica de todas as cadeias verifiquei o /proc/net/ip_conntrack e esta guardando o estado da conexao corretamente. Verfiquei se não existe algum firewall no asterisk como app-armor mas nao tem nada. Existe alguma configuração a ser feita? Verifiquei em alguns livros como "Asterisk na pratica" o livro do asterisk da voffice e me fala para colocar os itens acima. Desde já agradeço qualquer ajuda.

Att.