[AsteriskBrasil] Cancelamento de ECO

max _tor maxthetor em gmail.com
Terça Janeiro 5 14:50:25 BRST 2010

Senhores, em uma instalacao usei placa E1 da openvox, sem cancelamento de
eco,
e ativei cancelamento de eco por software, segue meu /etc/dahdi/system.conf

span=1,1,0,cas,hdb3
cas=1-15:1101
cas=17-31:1101

span=2,0,0,cas,hdb3
cas=32-46:1101
cas=48-62:1101

echocanceller=oslec,1-15,17-31
echocanceller=oslec,32-46,48-62

Sao duas placas E1, outra fazendo interface com outro PABX.
O fato que as vezes me reclamando de eco nas ligacoes, e eu nunca consigo
pegar o problema na hora
pra debugar, acredito que isso aconteca em momentos de muitas ligacoes, mas
que nunca passam de 10 simultaneas.

Hoje eu vi isso nos logs:

dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 8
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 19
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 25
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 3
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 25
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 5
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 5
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 23
dahdi: Idled echo canceller because of CED rx detected on channel 28

Indicando algo na interface E1 que recebe as linhas publicas R2 Digital da
operadora.

meu chan_dahdi.conf

[channels]
context=from-pstn
signalling=fxs_ks
rxwink=300
usecallerid=yes
hidecallerid=no
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=yes
echocancelwhenbridged=no
faxdetect=incoming
echotraining=800
rxgain=0.0
txgain=0.0
callgroup=1
pickupgroup=1

signalling=mfcr2
mfcr2_variant=br
mfcr2_get_ani_first=no
mfcr2_max_ani=20
mfcr2_max_dnis=20
mfcr2_category=national_subscriber
mfcr2_logdir=span1
mfcr2_logging=all
language=pt_BR
busydetect=yes
busycount=5
immediate=no
#include dahdi-channels.conf
#include chan_dahdi_additional.conf

Alguem ja passou por isso?
Alguma dica para melhorar o cancelamento de eco?