[AsteriskBrasil] Redfone/Dahdi

Jorge Churio jchurio em red-fone.com
Terça Janeiro 5 17:53:26 BRST 2010

Rodrigo,

Tem algums pontos para corregir:

1) /dahdi/system.conf
Não tem configurados os spans de ethmf, copio uma parte do howto de
instalacao:
O arquivo /etc/dahdi/system.conf
Para o escopo deste guia, apenas as configurações do foneBRIDGE2 serão
mostrados. Verifique a documentação do Asterisk se outros dispositivos devem
ser configurados.

# cat /etc/dahdi/system.conf
#
# ……………… other configuration lines out of scope ……………
# Dynamic Spans
# ^^^^^^^^^^^^^
# Next come the dynamic span definitions, in the form:
#
#
# Where <driver> is the name of the driver (e.g. eth), <address> is the
# driver specific address (like a MAC for eth), <numchans> is the number
# of channels, and <timing> is a timing priority, like for a normal span.
# use "0" to not use this as a timing source, or prioritize them as
# primary, secondard, etc.  Note that you MUST have a REAL DAHDI device
# if you are not using external timing.
#
#   dynamic=eth,eth0/00:02:b3:35:43:9c,24,0
#
# If a non-zero timing value is used, as above, only the last span should
# have the non-zero value.
#
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/0,31,0
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/1,31,1
bchan=1-15
bchan=17-30
dchan=16
bchan=31-45
bchan=47-60
dchan=46

Este exemplo mostra a configuração de um dispositivo foneBRIDGE2 de duas
E1s.
Primeiro, a definição de spans dinâmicos:

dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/0,31,0
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/1,31,1

Note que o nome do controlador é ethmf porque foneBRIDGE2 precissa dese
driver para a troca de tráfego TDM.
eth1 é o nome da interface do servidor onde o tráfego TDM será conduzido
MAC corresponde àa MAC do foneBRIDGE2.
Para definir mais dum tronco, uma notação de subaddress é usado, / 0, / 1,
etc
Número de canais corresponde aos canais associados ao tipo de linha (E1, T1,
etc) e de codificação.
Marca de sincronização: este é um parâmetro não-trivial. Difere do TDMoE
tradicional. Porque cada foneBRIDGE2 encapsula todas as informações de
troncos em apenas um frame Ethernet, o driver deve ser informado sobre o
último frame esperado antes de gerar uma IRQ,  para um dispositivo 4xE1:

# cat /etc/dahdi/system.conf
#
# ……………… outras configuracoes fora de scopo ……………
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/0,31,0
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/1,31,0
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/2,31,0
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/3,31,1
# ……………… outras configuracoes fora de scopo ……………

No caso dos dois dispositivos (dois E1s cada):

# cat /etc/dahdi/system.conf
#
# ……………… outras configuracoes fora de scopo ……………
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:80/0,31,0
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:80/1,31,2  <<<<< final de spans de
dispositivo 1
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/0,31,0
dynamic=ethmf,eth1/00:50:c2:65:d6:64/1,31,1  <<<<< final de spans de
dispositivo 2
# ……………… outras configuracoes fora de scopo ……………

Destaques:
1 - Os endereços MAC corresponde a cada dispositivo foneBRIDGE2.
2- A marca de timing  não deve ser zero para cada foneBRIDGE2 ligado, mas
com crescente número inteiro, ou seja, o primeiro relógio de referenca
selecionado será "1", no caso de perda de sincronizacao, será usado o "2" e
assim por diante.
3- Span virtual deve ser iniciada em / 0 para cada foneBRIDGE2, ter cuidado
com esta questão, porque um erro de numeração irá causar kernel panic na
inicialização da TDMoE.
A definição de canais e a usual: portadores (bchan) e sinalização (dchan).
Muito depende da configuração do outro lado, geralmente uma telco
(informação de assinação devem ser recolhidas da telco direito).

Jorge F Churio
Regional Manager LATAM
Redfone Communications LLC
jchurio em red-fone.com