[AsteriskBrasil] Adicionar prefixo no Caller ID nas chamadas entrantes por um tronco (DID) específico.

Fernando Meira Lins - Diretor Comercial meiralins em midiabyte.com.br
Quarta Janeiro 6 23:26:32 BRST 2010

Bom dia a todos! Esta é a minha primeira postagem na lista. Espero poder
ajudar no que for possível!

A situação é a seguinte:

Estou precisando adicionar um prefixo no caller id somente para as chamadas
recebidas atraves de um tronco específico (DID), porém, estou tendo
dificuldades.

Ocorre que já consegui definir como quero o prefixo do caller id, no entando
não para um DID específico. Ou seja: Todas as chamadas entrantes,
independente do tronco que entre, está sendo adicionado o prefixo.

Defini no extensions_custom.conf o seguinte contexto

[setcid]
exten => _.,1,Set(CALLERID(num)=7722${CALLERID(num)})
exten => _.,n,Set(CALLERID(number)=${CALLERID(num)})
exten => _.,n,Goto(ext-did,${EXTEN},1)

No arquivo extensions.conf, adicionei ao contexto from-trunk o include do
setcid

[from-trunk]                              ; just an alias since VoIP
shouldn't be called PSTN
include => setcid                     ; include the setcid context
include => from-pstn

A intenção é que o sistema gere um caller id específico quando a chamada
entrar por este tronco, por exemplo: 7722zzxxxxxxxx e faça um callback para
este número. Neste caso, haverá uma rota de saída que somente aceitará as
chamadas com a Pattern 7722zzxxxxxxxx e sairá por um tronco específico
corrigindo o dial plan com a regra 7722|55+zzxxxxxxxx

A distribuição é baseada em Free-PBX. Agradeço a quem puder auxiliar.

Atenciosamente;
Fernando