[AsteriskBrasil] Iniciante na lista e no segmento

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quarta Janeiro 13 16:21:17 BRST 2010

brunoantognolli em email.com escreveu:
> Marcelo, o Asterisk trabalha compactando arquivos de áudio e
> transportando pela rede.
> Por tratar sinais digitais, o Asterisk não faz conseguiria trabalhar
> com um modem comum. (Se eu estiver errado, me corrigam galera).
> Para conversar com linhas tradicionais, por exemplo um orelhão da rede
> pública, vc teria que instalar e configurar uma placa específica para
> essa tarefa.
> A placa instalada faria a conversão do sinal analógico (vindo o
> orelhão público) para sinal digital.
> "Criar um servidor DialUp onde esse possa atender uma chamada pelo
> [...]

Olá,

       Na verdade modem vem de "modulador-demodulador", então tudo o é
capaz de modular e demodular é um modem, mas comumente chama-se de modem
os para PSTN (linha analógica comum, placa ou dispositivo ou "na placa
mãe"), ADSL (Speedy, externo) ou cabo (Net, externo), o restante dos
modems não receber este nome. O modem para PSTN então transforma o sinal
analógico da linha telefônica em digital e vice-versa, então o Asterisk
trata o sinal digital e tudo funciona muito bem, porém o sinal digital
fornecido por cada modem é de um jeito diferente e os comandos em nível
de máquina (precisa conversar com o chipset) para capturar e enviar
sinais digitais para este diferem, o que força escrever um driver/módulo
para cada modem para este fim específico, pois o driver que vem com o
modem é para Windows e os para Linux não oferecem tal suporte requerido
pelo Asterisk. No entanto foi escrito um driver para um chipset desses
modems para PSTN, PCI, e abandonado há algum tempo, e que tem
compatibilidade com raros outros chipsets, dentre eles os mais comuns no
Brasil são Ambient MD3200, Motorola 62802-51 e Motorola 62802-52. Fora
esses modems e outros raros que não se encontra no Brasil, terá que
escrever um driver/módulo para funcionar no Asterisk.

       Assim sendo, procure por esses modems, geralmente vendidos como
"Placa com FXO para Asterisk", "MD3200 para Asterisk", "X100P", "X101P",
dentre outros da categoria. Tem empresas que ainda montam essas placas
com o chipset MD3200, se não me engano tem até versão PCIe, mas vai ter
que importar ou comprar de alguém que importou, ou ainda garimpar no
Mercado Livre, TodaOferta ou sucata de computadores para encontrar
modems com esses chipsets.

       Desculpe-me se me alonguei, mas acho que está bem explicado.

[]'s
         Junior Polegato