[AsteriskBrasil] Iniciante na lista e no segmento

Davi Magno davi.magno em gmail.com
Quarta Janeiro 13 20:29:10 BRST 2010

Marcelo,

recomendo a você antes de qualquer coisa, ler e aprender o b-a-ba do
asterisk. Não adianta você partir direto pra implementação do URA se você
não souber registrar um ramal para testar ou como vai colocar a sua linha de
telefone convencional no ipbx.

Eu como você vim do mundo da programação (Delphi, SuperWaba e C), li muita
coisa, muitas úteis e muitas inúteis, mas certamente o livro do Alexandre
Keller citado acima vai fazer vc dar um grande pulo para a direção certa. O
livro é barato, pequeno e objetivo, o autor dá um belo suporte as suas
dúvidas (pelo menos nunca deixou de me responder). Esta lista também vai te
ajudar muito, mas acredito que você vai tirar melhor proveito quando
entender um pouco mais, acho que se eu falar em siglas básicas FXO, FXS,
ATA, DID, ASD, ASR vc vai ficar perdido, e pode acreditar, isso é
extremamente básico no mundo da telefonia ip, então acho q qdo vc souber o
que é exatamente isso e outros termos como payload, jitter e etc, vai tirar
grande proveito desta lista. No mais buscar na net sempre é interessante,
mas como te falei, tome cuidado, tem mta coisa certa mas tb tem mta coisa
errada por ai.

No mais se precisar de alguma ajuda mais básica pode me add no msn (não
entro muito) ou mandar direto pro meu e-mail q sempre q possível responderei
com o maior prazer!

Por último, quando quiser (se um dia quiser) sair da lista não envie um
e-mail pra lista perguntando como fazer, o pessoal fica meio bravo!!! :-)

Atenciosamente,

Davi Magno