[AsteriskBrasil] RES: Res: Internet cai e Asterisk (Elastix) pára!

Carlos Toguchi carlos.toguchi em gmail.com
Terça Julho 13 15:31:05 BRT 2010

Pelo descrito pelo Mauricio acredito que o problema esteja na tentativa de
registro da conexão SIP entre o servidor e os provedores externos.
existem 2 parametros que talvez possam ajudar :
*registerattempts=<numero de tentativas de registro>*, se 0 fica
indefinidamente, ou seja as tentativas são feitas até que se consiga o
registro no servidor). Tente um número pequeno, o default é 10
*
registertimeout=<intervalo de tempo entre as tentavias, segundos>,* o
default é 20 segundos, tente colocar um intervalo maior.

Pelo descrito pelo Maurico, quando ele desliga os troncos o sistema volta ao
normal, logo acreito que o sistema fique tentando em intervalos curtos
efetuar o registro do SIP, como os troncos estão configurados com o nome os
hosts (tipo: serveer.xxx.com) o DNSMASQ tenta resolver o nome, estranho que
o papel dele é manter em cache os nomes já resolvidos para não ter que
efeturar uma query para o DNS externo, mas não é o que está acopntecendo já
que o DNSMSAQ tem um aumento na utilização da CPU.

Já vi várias pessoas reportaram este problema quando o seu link da Internet
cai, eu nunca tive, mas por razões outras sempre configurei usando o IP dos
servidores externos, nunca usei o nome, também não configuro os ramais SIP
com o nome do meu servidor utilizo sempre o endereço IP, e nunca tive
problemas quando a  rede da empresa fica sem conexão para Internet.

Att
Carlos Toguchi