[AsteriskBrasil] Duvidas a Respeito de Alta Disponibilidade

Alejandro Flores alejandrorflores em gmail.com
Terça Julho 20 16:19:34 BRT 2010

Olá Gean,

Existe sim e tenho implementado bastante em empresas de maior porte.
Em todos os casos utilizamos equipamentos que falam TDMoE, justamente
por não precisar colocar placa nos servidores. Se não me engano, os
equipamentos da XORCOM (astribank), que liga via USB também tem
suporte a alta disponibilidade. No meu caso, utilizei o Hearbeat+DRBD.
O tempo de takeover é de 4 segundos, porém a única bronca é que as
ligações caem nesse intervalo, o que é o de menos.

Pra desenvolver tenho utilizado mais o asterisk-java, apesar de achar
que a API ainda precisa de muito refino!

Abraço!

--

Alejandro Flores
http://www.triforsec.com.br/