[AsteriskBrasil] Dialplan ou AEL

Rafael rafepren em gmail.com
Quarta Julho 28 13:00:33 BRT 2010

 Olá, pessoal!

Esta é a primeira vez que estou postando na lista, apesar de já estar
recebendo e acompanhando as discussões há uns 2 meses.

Como estou começando a me introduzir no "mundo" do Asterisk e, na maior
parte, como autodidata, tenho defrontado com os planos de discagem
(dialplan) o qual no meu servidor, até o momento, tem sido gerenciado
pelo FreePBX 2.8.0.1. No entanto, para nível de teste, queria criar um
tronco SIP, com uma operadora de uso particular meu, e criar também um
plano de discagem pra acessar a linha desse tronco a partir de um ramal
SIP qualquer definido no meu servidor.

Na aventuras das minhas buscas encontrei diversos documentos e artigos
(maior parte em inglês) tratando de dialplans onde assumem, na maioria
das vezes, que já se tem um tronco Zap configurado. Também em minhas
buscas "cansáveis" (não incansáveis porque esgota buscar saber e não
conseguir) li um pouco a respeito de Asterisk Extension Language (AEL)
que me chamou muito atenção e parece-me ser agradável pela familiaridade
com estruturas de programação em linguagem C e similares.

Gostaria de saber da existência e fácil acesso a artigos, documentos
e/ou apostilas de fácil entendimento ou que consigam abranger os casos
de uma forma mais ampla, onde eu poderia basear o aprendizado apoiado
nas situações que me deparo.

Alguém poderia me dar uma força a esse respeito?

Abraços.

--
Rafael Prenholato
   MSN: rafepren em hotmail.com