[AsteriskBrasil] RES: Problemas Hylafax + IaxModem

Saulo Quinteiro sauloquinteiro em gmail.com
Quarta Junho 2 14:20:43 BRT 2010

Bom vou explicar então,

Tenho um server só para fax, ele tem um E1 dedicado, logo tenho 30
iaxmodens configurados no hylafax.
nos periodos de pico tenho um throughput de 25 chamadas simultaneas.

Problema, é que em determinados periodos surge o warning de mar retries.

chan_iax2.c: Max retries exceeded to host 127.0.0.1 on IAX2/1014-1146
(type = 6, subclass = 11, ts=50019, seqno=14)

Que significa que ele excedeu o limite de tentativas de envio de dados,
logo chan_iax2.so faz o hangup da chamada automaticamente.
A principio para mim não é um problema grava pois o hylafax tenta
reenviar esse fax para mim. O problema é que o cliente na outra ponta
recebe o fax pela metade, além disso ocorreu
um momento de pico em que varios iaxmodem derram esse problema,
diminuindo meu throughput e aumentando consideravelmente a fila de envios.

Já tentei deixar as contas iax dos iaxmodem como static, aumentei o
numero de tentativas no fonte do asterisk de 4 para 15 e ainda assim não
resolveu.

Esse meu servidor tem um load average: 1.20, 1.11, 0.98 o que considero
baixo.

Bom qualquer sugestão é bem vinda.
Procurei na internet achei diversos post sobre o problema mas nenhum
deles tinha solução.

Att,

Saulo Quinteiro dos Santos
Bacharel em Ciências da Computação UFPR