[AsteriskBrasil] Res: Asterisk função para falar o saldo

Ricardo A. O ricardofriba em yahoo.com.br
Sexta Junho 18 09:11:57 BRT 2010

Muito legal isso..

Obrigado!

________________________________
De: Mike Tesliuk <mike em ultra.net.br>
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Enviadas: Quinta-feira, 3 de Junho de 2010 22:20:40
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Asterisk função para falar o saldo

Vocês podem usar um AGI para isso

o script abaixo chama-se verifica-saldo, e deve ficar no seu diretorio
de agi (/var/lib/asterisk/agi/)

#!/usr/bin/perl

use Asterisk::AGI;
use DBI;

$AGI = new Asterisk::AGI;
%input = $AGI->ReadParse();

$database = "nome_do_banco";
$host = "endereço_do_servidor";
$dbport = "3306";
$dbuser = "usuario";
$dbpass = "senha";

# Conectando ao banco
$dsn = "DBI:mysql:database=$database;host=$host;port=$dbport";
$dbh = DBI->connect($dsn, $dbuser, $dbpass);

$usuario = $AGI->get_variable('USUARIO');

$query = "SELECT CAMPO from TABELA where username = '$usuario'";
$sth = $dbh->prepare($query);
$sth->execute()

if($sth->rows > 0){
        $resultado = $sth->fetchrow_hashref();
        $AGI->exec("NoOp","VAL: $resultado->{'NOME_DO_CAMPO_DE_SALDO}");
        ($campo1, $campo2) = split(/\./,
"$resultado->{'NOME_DO_CAMPO_DE_SALDO'}");
        $campo2 = substr($campo2, 0, 2);
        $AGI->exec("NoOp","Seu saldo e $campo1 reais e $campo2 centavos");
        $AGI->stream_file("saldo/8k-seu-saldo-atual-gabriela");
        if($campo1 =~ "^-"){
                $AGI->stream_file("saldo/8k-negativo-gabriela");
        }
        $AGI->say_number("$campo1");

        $AGI->stream_file("saldo/8k-reais");
        $AGI->stream_file("saldo/8k-e");
        $AGI->say_number("$campo2");
        $AGI->stream_file("saldo/8k-centavos-gabriela");
}else{

        $AGI->exec("NoOp","Usuario nao encontrado $usuario ");
}

$sth->finish();

Ai voce coloca no dialplan algo similar ao abaixo.

; Aplicacao de saldo

exten => _saldo.,1,NoOp(Ligacao para SALDO)
exten => _saldo.,n,Answer()
exten => _saldo.,n,Wait(2)
exten => _saldo.,n,SET(USUARIO=${EXTEN:5})
exten => _saldo.,n,AGI(verifica-saldo)
exten => _saldo.,n,Hangup()

Mike Tesliuk
Suporte Técnico Ultranet Telecom