[AsteriskBrasil] Call Progress placa digivoice

Sylvio Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Segunda Março 15 08:55:36 BRT 2010

Fabiano,

         Ja usei o Asterisk 1.4.27.1 e desisti devido a uma falha no rtcp entre ele a o x-lite, atualmente uso a versão 1.4.28 e os demais pacotes estão na mesma versão que você esta usando. O driver da digivoice requer o source da libpri e do asterisk, também requer uma modificação no Dahdi para que tudo funcione bem.

          Recomendo que vc descompacte os pacotes dentro do /usr/src, altere o nome libpri-1.4.10.1 para libpri e o Asterisk-1.4.28.1 para asterisk, ou crie link simbólicos. Para o Dahdi a forma mais simples é editar o arquivo /dahdi-version/drivers/dahdi/Kbuild, comente a linha 20 que refere-se ao modulo TOR (Tormenta). Feito isso, compile e instale.

           Para links ISDN a Digivoice faz o uso da Libpri, aplica os paths na Libpri para tratar algumas caracteristicas da chamadas, ex: chamadas a cobrar. Já para link's em R2 a Digivoice trata a sinalização dentro do proprio hardware com algoritimos proprios, não requere nada a mais que isso a exemplo do OpenR2, unicall, etc......

           Importante instalar o Dahdi, pois a Asterisk utiliza-se dele para criar suas temporizações e clocks internos, um recurso que utiliza das temporizações é o meetme. Por tanto, instale.

           Eu comumente sigo a seguinte ordem de instalação:
                   * spandsp, libpri, dahdi-linux, dahdi-tools, asterisk, asterisk-addons, voicerlibe e dgvchannel.

          Outra dica importante, procure "nunca" usar a versão mais recente do Asterisk quando se usa qualquer outra placa que não seja Digium, qualquer alteração implementada nas novas versões do Asterisk podem impactar diretamente no drivers da placa e isso causará incosistencia no funcionamento. Caso queira usar a versão 1.6.2 do asterisk, recomendo que entre em contato com o suporte da Digivoice e verifique se o driver esta pronto para essa versão - caso contrario tera problemas.

Abs

Sylvio