[AsteriskBrasil] Dúvidas sobre custo de implantação de um projeto

Rafael Sanches Nize rafael.nize em grupopaodeacucar.com.br
Terça Março 16 21:07:18 BRT 2010

Sei que as centrais PBX tradicionais são caras e dependendo dos recursos ela chega a ser proibitiva para pequenas e médias empresas. As grandes empresas, segundo as notícias, fazem realmente economia usando o voip porque possuem realmente um grande número de chamadas todos os dias, o que justifica um investimento no voip.

O meu foco é nas empresas de pequeno e médio porte. Elas realmente podem ter economia "real" isto é, as despesas de manutenção e implantação divididas ao longo do tempo são menores que esses mesmos critérios para uma central tradicional ? Como medir a real economia ?

Não conheço muito sobre centrais analógicas e em especial as de grande porte. Sei que elas estão acabando e as empresas como Nortel, Siemens, Alcatel Lucent, Avaya estão acompanhando o voip e em especial o SIP em seus telefones. Com essas empresas se modificando será que não corre o risco do asterisk ficar sem mercado ?

Até que ponto existe economia sendo que se considerarmos o tempo de customização e configuração de um sistema asterisk pode levar muito mais tempo que simplesmente instalar uma "caixa fechada" e sair usando ? Não é afinal o trabalho final, a aparência que conta para o cliente ?

Estou começando no negócio de voip. Tenho muuuito a aprender e reconheço isso. Como não posso atuar em tudo ao mesmo tempo e nem tenho esse para desperdiçar, qual o caminho das pedras pergunto a vocês da lista mais experientes.

Conseguiria (me falta a chance) de conseguir clientes dispostos a pagar por essa tecnologia num preço justo ? Quanto posso cobrar ? No que eu deveria das suporte ? Aplicação ? Hardware ? Tudo ?

O cliente sem dúvida precisa sair satisfeito mas também não é... o fornecedor da solução tem que fazer tudo ( instalação de cabos de rede, manutenção de micro, etc.) Sem dúvida é preciso ter o jogo de cintura para fornecer o necessário ao cliente e ainda não deixar que esse abuse de você !

O que acham do FreePBX ? AsteriskNOW servem para pequenas empresas ? Possuem sistemas com esses rodando no ambiente de produção ?

Vocês colocam sempre placas semelhantes (E1, analógica, placa-mãe) ?
Possuem algum telefone realmente homologado por vocês ( não é homologação da Anatel e sim de você(s) próprios). Isso deve dar mais garanrtia na hora da implantação para evitar problemas futuros.

Grato pela atenção de todos !